sexta-feira, 31 de julho de 2009

foto: Pedro Campos


PROGRAMA CULTURA PONTO A PONTO IRA EXIBIR DIA 04 DE AGOSTO AS 20.30 HORAS PROGRAMA SOBRE O PONTO DE CULTURA ABD/PI


Durante cinco meses, uma equipe da TV Brasil fez uma verdadeira maratona em dez estados e esteve em lugares onde grupos de pessoas se organizam em torno de arte e cultura popular. O resultado dessas viagens resultou na série inédita Cultura Ponto a Ponto, que tem pré-estréia no próximo dia 03 de agosto, às 20h30.
A produção da TV Brasil esteve em 60 dos 1.500 “pontos” instalados no país e documentou manifestações artísticas com sotaques e visões diversificadas da nossa arte e cultura popular. O programa mostra a garra, a diversidade, o empreendedorismo e a capacidade de organização dessa gente brasileira, seja em grandes centros urbanos, seja na periferia, no interior ou no sertão. O “Cultura Ponto a Ponto” é uma parceria entre a TV Brasil e o Ministério da Cultura.
Do artesanato ao audiovisual, programa revela iniciativas culturais escondidas no país
O audiovisual é a temática do segundo episódio da série. A TV registrou o trabalho feito no ponto São José das Culturas, em Minas Gerais, que mobiliza quase a cidade inteira com suas ações e já resultou na fundação de uma produtora audiovisual, que atua no mercado profissional e na formação de jovens da região. Em Teresina, o trabalho da ABD ajudou a criar pequenas produtoras e mão de obra especializada nas cidades em que realizam as oficinas.
Pontos gravados para esta série:
PIAUÍ:
MHHOB - MOVIMENTO HIP HOP ORGANIZADO DO BRASIL – Teresina - PI
ABD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DOCUMENTARISTAS – Teresina - PI
CARAVANA ARCO-IRIS - Itinerante
COISA DE NEGO – Teresina - PI
NOS TRILHOS DO TEATRO – Teresina - PI
CULTURA AO ALCANCE DE TODOS – Floriano - PI

Fonte - site TV Brasil


DOCUMENTÁRIO DE HERMANO FIGUEIREDO


terça-feira, 28 de julho de 2009

CIRCUITO CINECLUBISTA


A Associação Brasileira de Documentaristas –ABD/PI, através do Cineclube ABD/PI, com apoio da Fundação Cultural do Estado do Piauí-FUNDAC – complexo Cultural Clube dos Diários e do Clube do Vinil de Teresina, irá realizar dia 30 de julho as 19:00 horas no Complexo Cultural Clube dos Diários, espaço cultural Ozório Junior a projeção dos filmes “Patativa do Assaré: Ave poesia”, do cineasta cearense Rosemberg Cariri e “Chama Verequete”, dos documentaristas Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira.

Realizado pelo CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros /Filmoteca Carlos Vieira, o Circuito Cineclubista “Democratizando o Audiovisual”, conta com o apoio e parceria do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, da ABDn - Associação Brasileira de Documentarista e da CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural e dos realizadores que disponibilizaram gratuitamente os direitos de exibição de suas obras ao CNC.
Após a exibição do filme, haverá sarau Patativa do Assaré (roda de Poesia) com artistas da terra e Radióla Cultural, o melhor do vinil.
CHAMA VEREQUETE

Leide Sousa (86) 8849-0127

PROGRAMAÇÃO:
19:00 HORAS – EXIBIÇÃO DOS FILMES CHAMA VEREQUETE E PATATIVA DO ASSARÉ: AVE POESIA.

20:00 HORAS - SARAU PAPATIVA DO ASSARÉ (RODA DE POESIA COM ARTITAS DA TERRA)

21:00 HORAS – RADIÓLA CULTURAL, O MELHOR DO VINIL

sexta-feira, 24 de julho de 2009

IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

SID/MinC promove oficina de capacitação do Prêmio Culturas Populares durante o evento em Alto Paraíso (GO). Até 1º de agosto, a Vila de São Jorge, em Alto Paraíso, no estado de Goiás, recebe os participantes do IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, promove nesta sexta-feira, 24 de julho, dentro da programação do evento, a terceira oficina de capacitação para inscrição no Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel. A premiação deste ano traz uma novidade: as inscrições orais. Durante a oficina, a SID/MinC será representada pelo gerente Marcelo Manzatti, que fará uma explanação sobre o edital do concurso e as políticas públicas de fomento e apoio à cultura. Nos dias 25 e 26, sábado e domingo, uma equipe estará à disposição dos interessados para registrar inscrições por meio audiovisual. Também consta da programação desta nona edição da iniciativa - que reúne grupos e mestres das culturas tradicionais para compartilhar vivências, saberes e modos de fazer - o Encontro para Fortalecimento das Culturas Tradicionais do Estado de Goiás. Realizado pelo Instituto Olhar Etnográfico é desenvolvido por meio do Programa Goiás Festeiro, que tem como objetivo a documentação audiovisual de festejos tradicionais-religiosos do estado, com destaque para Folia do Divino, Folia de Reis, Congada e Romarias. O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros teve início no último sábado, 18 de julho, e para a sua realização conta com o apoio da SID/MinC e recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), além de patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
Saiba mais sobre o evento: www.encontrodeculturas.com.br.
(Divulgação: Comunicação Social/MinC)(Fonte: SID/MinC)

ANIMA MUNDI

Festival de Animação ANIMA MUNDI Mostrou Desenhos de AtibaiaAs aventuras de três garotos que desembarcam na lua para brincar enfrentando dificuldades para voltar para casa, e a sutil diferença entre sonho e realidade na noite de um garoto, foram os temas de dois curtas feitos por crianças dirigidos por Marcio Zago do Ponto de Cultura IAC Garatuja. A Turma da Lua e Sonho foram feitos em 2008 com técnica de lápis sobre papel numa vasta produção de desenhos, um a um, animados em computador em parceria com a E.M.E.F. Waldemar Bastos Buller e patrocinado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Atibaia. Os curtas foram selecionados na categoria Futuro Animador, específica de filmes feitos por crianças.A exibição aconteceu esta semana no Memorial da América Latina e Centro Cultural Banco do Brasil. O evento, teve apoio da SAv/MinC, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio da Petrobras. Site www.animamundi.com.br. O desenho Sonho também está selecionado Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo acontecerá de 20 a 28 de agosto de 2009.
Para quem quiser conferir a participação das animações Sonho e A Turma da Lua é só acessar: http://www.animamundi.com.br/fest_filme.asp?cod=8086 e http://www.animamundi.com.br/fest_filme.asp?cod=8039
Tags: 2009, anima_mundi, atibaia, festivais, garatuja
Compartilhar