quarta-feira, 28 de julho de 2010

AGUARDEM! VEM AÍ O CURSO DE ASSISTENTE DE CÂMERA 35mm‏

O Curso de Assistência e Operação de Câmera Cinematográfica 35 mm tem como proposta traçar uma visão completa das funções do assistente e operador de câmera relacionando-o com a equipe de fotografia. Para tanto percorreremos as noções básicas de fotografia e formação da imagem, passando pela instrumentalização técnica do equipamento a ser utilizado. É através da prática que o participante complementará seu conhecimento tendo a oportunidade de montar e desmontar a câmera e acessórios, efetuar testes filmados de estabilidade e paralaxe, praticar movimentos e acompanhamento de foco, carregar e descarregar chassi, organizar o material sensível, organizar o equipamento para retirada e devolução na locadora.


Pré-requisitos
O candidato deve ter interesse no que diz respeito ao trabalho de um assistente de câmera. Tanto no manuseio do material quanto no conceito de fotografia e na linguagem cinematográfica. Pessoas que já trabalhem no mercado, seja ele fotográfico, vídeo-gráfico ou cinematográfico, e estudantes de cinema e comunicação têm prioridade.

Ministrante
Andréa Scansani: Formada pela ECA/USP em Cinema e Vídeo com especialização em Fotografia Cinematográfica, além de especialização em Cinematografia na Escola de Drama e Cinema de Budapeste-Hungria; pós-graduação em Antropologia Visual pelo Instituto de Artes da UNICAMP, docente da disciplina de Fotografia Cinematográfica do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrante de cursos de assistência e operação de câmera desde 2000.


Carta de Vitória

todas as manhãs ABDs em reunião no Hotel
CARTA DE VITÓRIA


A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas - Metragistas, ABD Nacional, reunida com as suas 27 representantes estaduais na cidade de Vitória, Espírito Santo, entre os dias 13 e 17 de julho de 2010, durante a VI Mostra Independente, que marcou os 10 anos da ABD Capixaba, vem trazer a público os temas centrais que nortearam a discussões e algumas de suas propostas.
Vale destacar que ABD Nacional é uma entidade que atua há 36 anos no país, em prol do audiovisual brasileiro, com foco nas políticas de produção e difusão do curta metragem e do documentário nacionais.
Considerando esse trabalho contínuo da ABD Nacional em coesão com as 27 ABDs estaduais, com o objetivo de fortalecer a produção e a difusão do audiovisual nacional no mercado interno, vimos propor um plano de metas em torno de 8 pontos:
1) A AMPLIAÇÃO DO CIRCUITO EXIBIDOR para o conteúdo brasileiro independente, através da implantação de salas de cinema e cineclubes EM TODAS AS CIDADES DO BRASIL - de modo a reverter a carência de salas de exibição e a falta de acesso do público brasileiro à produção audiovisual nacional.
2) A GARANTIA DA DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE BRASILEIRA em todas as janelas e em todo o território nacional, através de iniciativas públicas e privadas capazes de formar, envolver e desenvolver os diversos agentes da cadeia produtiva do setor.
3) A DEFESA DOS DIREITOS DO AUTOR E DO PÚBLICO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE SOCIEDADES DE GESTÃO COLETIVA DE DIREITOS, que têm como premissa a unidade de interesses entre o fortalecimento do autor e o acesso da população brasileira à produção audiovisual nacional, garantindo também a participação da sociedade civil na sua regulamentação e do Ministério Público na fiscalização;
4) “A INCLUSÃO, NAS PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DOS FESTIVAIS E MOSTRAS QUE COMPÕEM O CIRCUITO NACIONAL DE EXIBIÇÃO, de valores monetários referentes à premiação de todos os vencedores de todas as categorias em competição, bem como o reembolso dos custos postais e de cópias de todos os realizadores cujos trabalhos venham a ser selecionados para os respectivos eventos e a normatização – em uma análise posterior acordada com as entidades representativas dos Festivais e Mostras – das condições técnicas mínimas para a boa exibição das obras selecionadas, a fim de que sejam respeitados os direitos dos autores e os direitos do público brasileiro.”
5) O INCENTIVO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS E INICIATIVAS PRIVADAS QUE VISEM A UTILIZAÇÃO DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO nas diversas instâncias educacionais do país, evocando a linha aprovada na Conferência de Cultura e assim - em parceria com o Ministério da Educação - sua inclusão na LDB, possibilitando assim mais que somente exibição, mas a qualificação dos profissionais de educação no emprego do audiovisual em sala de aula;
6) O AUMENTO GRADATIVO E PROGRESSIVO DA COTA DE TELA para o audiovisual brasileiro, com a meta clara de alcançar 50% de filmes nacionais nos cinemas comerciais, dentro dos próximos 5 anos, e a inclusão do filme de curta metragem de ficção ou documental, na contabilização da Cota de Tela
7) A VALORIZAÇÃO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO como portadoras de demandas legítimas para formulação de políticas públicas de fomento a formação, produção, difusão e memória do audiovisual nacional;
8) O RECONHECIMENTO DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO COMO UM SETOR ESTRATÉGICO de fortalecimento da cultura nacional e da diversidade cultural do planeta, a partir da exclusão dos países não signatários da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, 2001, nos convênios e ações dos órgãos públicos de cultura do Brasil;
Assim, a ABD Nacional, juntamente com as ABDs dos 27 estados, declara a importância deste encontro na cidade de Vitória, que permitiu a reflexão a cerca dos múltiplos temas, que por hora são centrais na atuação política em prol do audiovisual nacional, e vem conclamar os diversos segmentos organizados da sociedade a ingressar nessa luta, que é de todos: o fortalecimento da cultura brasileira.

terça-feira, 27 de julho de 2010

22º FETEAG‏

O Ponto de Cultura Teatro Experimental de Arte-TEA informa que estão abertas as inscrições para a 22ª edição do FETEAG - Festival de Teatro do Agreste que aconteçe em Caruaru-PE no período de 21 a 30 de Outubro de 2010. Os interessados devem ler o regulamento em anexo e preencher a ficha de inscrição.

Dúvidas, estamos a disposição para esclarecimentos

Pedro Henrique Gonçalves
Teatro Experimental de Arte

81 3721 1346
81 9716 1636

segunda-feira, 26 de julho de 2010

VI Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual | 26 a 31 de julho 2010‏

VI Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual

26 a 31 de julho de 2010

Teatro Castro Alves / ICBA / Teatro Martins Gonçalves
SALVADOR – BAHIA

Inscrições on-line

www.seminariodecinema.com.br


domingo, 25 de julho de 2010

8° Edição do Esforço Cultural

Data:14/08/10
Local: Casa da Cultura de Teresina( proximo a Praça Saraiva)
Consultor: Adalmir Miranda
O Projeto Esforço Cultural, é um Projeto do Grupo Puty Teatro Labore, este evento é aberto para artistas, estudantes de artes, professores, pesquisadores e á quem se interessar.
A entrada é gratuíta!

Produtora: Sandra Loiola
contato: putyteatrolabore@hotmail.com
www.putyteatrolabore.blogspot.com

Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões Lança Regulamento Para Edição 2010




Cineastas de todo o Brasil já podem ter acesso ao regulamento do Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões - edição 2010.

O Festival acontecerá de 17 á 21 de novembro de 2010 e terá como objetivo impulsionar a produção audiovisual no Piauí, formando novas platéias, estimulando a exibição e reflexão sobre o cinema nacional. Os interessados em participar do festival podem inscrever longas e curtas de 17 de julho á 30 de agosto.

Mais informações: www.escalet.com.br


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Hoje tem cinema!‏


Tchaikovsky (1969)

157 minutos

Gênero: Biográfico

Direção: Igor Talankin

Elenco: Innokenti Smoktunovsky, Antonina Shuranova, Kirill Lavrov, Vladislav Strzhelchik

Hoje - ADUFPI - 19h

Participe, leve a família e os amigos!
Saudações cineclubistas,

Equipe Cineclube Olho Mágico

quinta-feira, 22 de julho de 2010

FESTIVAL SANTA MARIA‏

Até o próximo domingo, 24 de julho, acontece a seleção dos curtas e videoclipes que concorrerão ao troféu Vento Norte, em 2010, do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema – SMVC. A divulgação dos selecionados acontece na segunda-feira.

Foram 300 produções de todo o país que se inscreveram para concorrer no 9º SMVC para a Mostra Nacional Competitiva, Mostra Competitiva de Santa Maria e Região e Mostra Nacional de Videoclipes.
A 9ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema - SMVC, acontece de 30 de agosto a 04 de setembro de 2010, com o tema Entre Fronteiras, para celebrar as parcerias formadas pelo festival.

Em 2010 o Homenageado Nacional será Rosemberg Cariry, cineasta e presidente do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema. O Homenageado Local será Jair Alan, jornalista e crítico de cinema.



terça-feira, 20 de julho de 2010

ABD/PI PARTICIPA DA VI MOSTRA DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE DA ABD/CAPIXABA



Newton Canitto – Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura



Com uma rica programação e mesa de debate na área do audiovisual a ABD/PI, representado por seu presidente Kleyton Marinho, participou da VI Mostra de Produção Independente da ABD/Capixaba. O evento aconteceu de 13 a 17 de julho em Vitoria-ES.
Reunião com Presidentes das ABD's




Claudino de Jesus – Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes (ES)

domingo, 18 de julho de 2010

CURSO DE CINEMATOGRAFIA DIGITAL ELETRÔNICA

O Mestre Carlos Ebert
O curso de Cinematografia Eletrônica Digital é uma realização do Centro Audiovisual Norte/Nordeste com apoio da ABD/PI através do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros e Ponto de Cultura ABD/Antares.

Alunos do Curso






Júlio Ribeiro Técnico do CANNE entrevistando a aluna Vivian, na câmera o aluno Antero.



Alegria com a turma Formada


Fotos: dos alunos do curso de cinematografia eletrônica Digital

sábado, 17 de julho de 2010

Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody

Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody
Inscrições até 16 de agosto

O Concurso tem por objeto a seleção de poesias inéditas, que não tenham sido objeto de qualquer tipo de apresentação, veiculação ou publicação antes da inscrição no concurso e até a divulgação do resultado e entrega dos prêmios aos vencedores.
O tema é livre e o texto deve ser em língua portuguesa.

Mais Informações: (41) 3321-4738 ou www.cultura.pr.gov.br

Concurso Novos Autores‏

Concurso Novos Autores - Piauí
Inscrições até 13 de setembro

O objetivo é premiar autores piauienses inéditos nas seguintes categorias: Pesquisa Histórica sobre a Realidade Piauiense, Ficção, Poesia, Peça Teatral e Literatura Infantil. Cada concorrente pode enviar até 2 (dois) originais de sua autoria em qualquer categoria, lembrando a obrigatoriedade de serem escritos inéditos. De acordo com o edital, texto inédito é aquele “que não tenha sido publicado ou veiculado, no todo ou em parte do original, inclusive através da mídia radiofônica, impressa ou eletrônica, e que não tenha sido premiado em qualquer outro concurso”. Os trabalhos devem ser enviados em 3 (três) vias digitadas em apenas uma face do papel tamanho A4, espaçamento 2,0 cm, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.

Mais Informações: (86) 3215-7815 ou www.fcmc.pi.gov.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

ABD/PI apoia Encontro dos Pontos de Cultura

  • A ABD/PI, através do Ponto de Cultura ABD/Antares e Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros apoia o I Encontro dos Pontos de cultura do Vale do Gurguéia - Ação Cultural Digital no município de Colônia do Gurguéia-PI. O evento acontece nos dias 12 A 16 DE JULHO.

PROGRAMAÇÃO

DIA 12

9h- Abertura – Representantes do Gov. Federal, Estadual, Municipal e Sociedade Civil

10h30min- Oficina de: Introdução ao Linux ,Trilhas,Teatro de bonecos, Capoeira

12h- Almoço

14h- Oficina de: Blog – Leila “Negalaizz” Lopes,

Vídeo – Balbino

16h- Oficinas de: CompuTambor – Caranguejo , Hip Hop, Fotografia

20h- Janta

22h-Atração Cultural

Dia 13

9h- Roda de Prosa – Software Livre, Cultura Digital -Ações nos Pontos de Cultura Animadores: Sady Jacques- (SERPRO-RS), Caranguejo (MINC),

11h- Oficina de: CompuTambor – Caranguejo, Hip Hop, Trilhas

12h-Almoço

14h- Oficina: Fotografia – Balbino, Capoeira, Teatro de Bonecos,

Matareciclagem

16h- Oficina de: Vídeo, Hip Hop, Trilhas, Blog

20h- Janta

22h-Atração Cultural

Dia 14

9h- Roda de Prosa -Mulheres e as Novas Tecnologias Animadora: Leila “Negalaizz”Lopes – Representante Nacional de Gênero Pontos de Cultura.

11h- Oficina de: Vídeo – Balbino, Capoeira, Trilhas, Compu Tambor

Fanzine

12h- Almoço

14h – Oficina de: Edição de Video

16h- Oficina de: Fotografia, Capoeira, CompuTambor,

Metareciclagem

16h – Oficina de: Fotografia, Blog, Trilhas , Capoeira

20h- Janta

22h-Atração Cultural

Dia 15

9h – Roda de Prosa – Economia da Cultura através da Metareciclagem Animadora: Leila “Negalaizz”Lopes , Caranguejo

11h- Oficina de: Fanzine Digital, Edição de Vídeo, Fotografia,

Teatro de Bonecos

12h- Almoço

14h- Oficina de: Metareciclagem , Teatro de Bonecos, Vídeo, Trilhas,

Troca de Saberes

20h- Janta

22h-Atração Cultural

Dia 16

9h- Oficina de:

Construção blog coletivo dos pontos de Cultura do Vale do Gurguéia

Oficina de Radio Comunitária

Screem (Transmissão ao vivo Internet)

CompuTambor

12h- Almoço

14h- Roda de Prosa – Construindo a Rede dos Pontos de Cultura do Vale da Gurguéia – Balbino,Caranguejo, Negalaizz

16h- Apresentação de Carta e representantes da Rede dos Pontos de Cultura do Vale da Gurguéia

18h- Encerramento

segunda-feira, 12 de julho de 2010

CONVOCATÓRIA DA 5A MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL: inscrições abertas até dia 02 de agosto


A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul 2010 está se aproximando! E, para que ela tenha êxito e possa abranger cada vez mais diversas temáticas de Direitos Humanos, contamos com o apoio de todos para a realização do evento.

Estão abertas as inscrições para que realizadores brasileiros e sul-americanos possam inscrever-se para ter seus filmes analisados pela curadoria da Mostra. As inscrições vão até o dia 2 de agosto, e são aceitos documentários, ficções, médias e curta-metragens.