quinta-feira, 31 de maio de 2012

Adiantado fim das inscrições para mostras competitivas do Unasul Cine



Foi adiantado para o dia 15 de julho o fim das inscrições para as mostras competitivas do 1º Festival Internacional Unasul Cine, que acontece dias 22 e 29 de setembro de 2012 acontece na cidade de San Juan na Argentina.

A primeira edição do Festival Internacional Unasul Cine(Unasur Cine), evento que envolve os países membros da Unasul, União de Nações Sul-americanas,tem por objetivo congregara produção cultural de diferentes países e criar um espaço para discussão e cooperação.

O festival possui mostras competitivas de longas-metragens de ficção; documentários e curtas-metragens de ficção e documentários, além de uma mostra não-competitiva de longas-metragens de ficção. 

Para a mostra competitiva, um júri formado por três membros de países da Unasul, dentre os quais um dos membros deve fazer parte do país organizador, irá escolher um filme de cada categoria e entregar um prêmio em dinheiro. Para os longas-metragens de ficção, o valor é de US$ 15 mil; para os longas documentários, US$ 10 mil; e os curtas-metragens de ficção e documentários ganharão prêmios no valor de US$ 5 mil cada.

Mais informações na página oficial da Unasul Cine 2012.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CARTA DE SOBRAL





Nós, reunidos em Sobral, Ceará, Brasil, de 23 a 26 de maio de 2012, no marco do primeiro “Nossas Américas, Nossos Cinemas”, participamos do primeiro encontro de jovens realizadores da América Latina e Caribe, unindo 16 nações, promovendo um intercâmbio entre gerações.

Entendemos a juventude como um estado de espírito em luta, sem preconceitos e aberto e nos reconhecemos como povos irmãos.

Este encontro tem, como objetivo, refletir, compartilhar experiências dos realizadores audiovisuais e gerar ações sobre a linguagem audiovisual, a comunicação, com o fim de manter vivo um movimento integrador da nossa “AbyaYala” (América Latina e Caribe).

Trabalhamos com as heranças milenárias herdadas dos povos originários, transmitida aos povos transplantados, brancos pobres e escravos africanos trazidos por barcos colonizadores, e reinventados pelos povos presentes neste encontro.

Reconhecendo e recusando a ditadura do mercado que oprime nossos povos e seus imaginários culturais, seguiremos os seguintes princípios:

1. Considerando A “DECLARAÇAO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL”, da UNESCO, entre outros instrumentos internacionais que garantem a identidade e diversidade cultural a partir da produção cultural, entendemos a realização audiovisual como um direito humano;

2. Exigir e proteger a plena vigência do direito à linguagem cinematográfica e audiovisual dos nossos povos, promovendo legislações que o garantam a cada uma de nossas nações;

3. Entendemos o audiovisual como um fato político e artístico de ressignificação e transformação sociocultural;

4. Apoiar os direitos do público com base nos conceitos marcados pela Carta de Tabor (1987), criada pela FICC (Federação Internacional de Cineclubes), para a formação de públicos pela ação dos cineclubes e das salas de cinema cultural, também apoiando e difundindo o dia 10 de maio como o dia do público;

5. Garantir a alfabetização e educação audiovisual dos nossos povos, na sua dimensão artística e política, encorajando a leitura crítica dos meios de comunicação;

6. Exigir o direito a livre comunicação, informação, expressão e acesso aos meios audiovisuais para todos os povos da América Latina e do Caribe;

7. Defender o espectro radioeletrônico e a internet como bens públicos comunitários com a finalidade de preservar o espaço da comunicação sem censuras, tendo como referência a “LEY DE MEDIOS Y SERVICIOS DE COMUNICACION AUDIOVISUAL”, da Argentina, e a nova “LEY DE TELECOMUNICACIONES”, da Bolívia. Também nos declaramos abertamente contra o projeto “ACTA”, a lei “SOPA” e qualquer outro ato que ameace a liberdade de expressão dos povos e nos propomos a fomentar o uso das licenças “creative commons” e bases operativas como o LINUX, e outros softwares livres;

8. Acompanhar e estimular os processos já existentes na organização do setor audiovisual, que compartilhem os mesmos princípios levantados por essa Carta, e recomendar a sua criação a níveis locais, regionais e nacionais, onde não existam;

9. Exigir dos Estados garantias constitucionais para os realizadores que sofrem perseguição e ameaças a sua integridade física e intelectual. Exigimos o tratamento especial diferenciado do realizador e realizadora audiovisual, da mesma forma que recebem os jornalistas com relação à proteção e reserva das suas fontes;

10. Incrementar espaços e oportunidades de acesso à informação e capacitação integral, bem como tecnologias já existentes e por serem inventadas, com o fim de garantir o direito de produção e circulação do audiovisual dos povos da América Latina e do Caribe;

11. Promover mecanismos de fomento, sustentabilidade e continuidade dos processos de produção audiovisual dos povos da América Latina e do Caribe;

12. Promover a integração cultural latino-americana e caribenha, respeitando a nossa diversidade cultural com o fim de exercer um processo de compreensão de uma identidade comum;

13. Fomentar o pensamento, trabalho e tomada de decisões de maneira coletiva, respeitando as particularidades e construindo nossos laços com base na transparência e horizontalidade;

14. Estabelecer a regularidade e itinerância deste espaço, de caráter aberto em “AbyaYala”, com rotatividade dos representantes, que devem socializar localmente os debates levantados nos encontros;

15. Instituímos a rede virtual como meio válido de vinculação e discussão;

16. Defendemos a liberdade criativa de formatos e estéticas na linguagem audiovisual, respeitando e fomentando a diversidade dos imaginários culturais dos nossos povos e nações latino-americanos e caribenhos, não permitindo nenhuma hegemonia estética imposta;

17. Promover a solidariedade, a cooperação e o trabalho associativo entre os nossos povos;

18. Promover a produção audiovisual com atitude critica e superadora sobre os nossos imaginários, realidades, histórias, espaços comuns, semelhanças e contradições;

19. Gerar uma interação direta entre as produções audiovisuais e os públicos, por meio de todos os formatos e linguagens existentes e por serem criados;

20. Fomentar o uso das línguas ancestrais dos povos originários, e dialetos da América Latina e do Caribe para ampla difusão dos conteúdos audiovisuais produzidos pelas comunidades, tendo como referência o artigo 16 da “Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas” e outros instrumentos internacionais;

21. Convocar para este espaço as nações e povos hoje ausentes neste encontro, procurando a integração e representação de todos os povos e nações que habitam os países da América Latina e do Caribe;

22. Reconhecer como válida a experiência e formação não-acadêmica, acreditando na importância dos conhecimentos vivenciais nas áreas não-pedagógicas;

23. Fortalecer o eixo fundamental dos espaços de formação e capacitação acadêmicos e não-acadêmicos, de realizadores audiovisuais, no exercício da memória e história de nossos povos;

24. Cremos importante gerar o intercâmbio e distribuição de obras audiovisuais traduzidas nas línguas faladas no nosso continente. Nesse sentido, comprometemo-nos, de forma colaborativa, a traduzir, dublar e legendar as obras audiovisuais e documentos que produzirmos;

25. Este processo não obedece a interesses político-partidários. Sendo este grupo multinacional, composto por diversos setores da sociedade civil, entidades governamentais, grupos prontos ao debate e à recomendação de propostas de políticas públicas para o audiovisual e à comunicação dos nossos povos.

Ações:

Decidimos pela criação de diversos grupos de trabalho responsáveis pelas seguintes ações:

Comunicação:

1. Criação e manutenção de uma lista de comunicação via internet. O moderador da rede se alternará em cada um dos encontros;

2. Criação de um Portal;

3. Criação de um boletim eletrônico mensal.

Intercâmbio e Residência Audiovisual:

1. Formar um grupo de coordenadores, um em cada país, para o desenvolvimento desta experiência na América Latina e no Caribe, com o compromisso de criar uma lista de anfitriões e residentes;

2. As modalidades de residência serão definidas pelas partes envolvidas caso a caso.

Declarações:

1. Declaramos nosso apoio à promulgação da nova lei cinematográfica e audiovisual do Peru, por parte das instituições de que participamos neste encontro, e o faremos, formalmente, por meio de uma carta;

2. Manifestamos o apoio à criação e aplicação das leis de cinema e audiovisual que estão sendo debatidas no Paraguai, atualmente em etapa de construção;

3. Expressamos nossa preocupação e exigimos de nossos governos cessar a guerra, o genocídio e a perseguição infligidos aos povos indígenas e afrodescendentes da Colômbia, e deter a onda de violência vivenciada em países como México que limitam o livre desenvolvimento dos direitos a justiça e a comunicação democrática;

4. Apoio à continuidade e permanência da Jornada de Cinema da Bahia, encontro que já tem 40 anos de atividades e que corre o risco de não se realizar este ano. Ressaltamos que, no seu contexto, nasceu a Lei do curta-metragem no Brasil e a Associação Brasileira de Documentaristas;

5. Apoiamos a realização do encontro Cariri / Caribe;

6. Saudamos a designação de 2012 como “Ano Internacional da Comunicação Indígena” e a celebração do XI Festival de Cinema Indígena de cineastas dos povos originários, na Colômbia, em setembro deste ano;

7. Expressamos nossa profunda preocupação diante do próximo Encontro de Desenvolvimento Sustentável Rio+20, diante da forma autocrática como foi definida sua agenda em muitos casos, e diante do fato de os acordos tomados pelos presentes governos comprometerem gerações presente e futuras;

8. Solidarizamo-nos com o fim do bloqueio a Cuba;

9. No mês de novembro deste ano, realizaremos uma reunião na Tríplice-Fronteira, na cidade de Iguazú, Misiones, Argentina, com a finalidade de preparar o segundo encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe, a ser realizado em 2013 no Peru.

Sobral, Ceará, Brasil, 26 de maio de 2012.


JOVENS REALIZADORES SE DESPEDEM DO I NOSSAS AMÉRICAS – NOSSOS CINEMAS, EM SOBRAL




Durante quatro dias, realizadores latino-americanos e caribenhos de audiovisual se encontraram em Sobral, região norte do Ceará, para o I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe. A cerimônia de encerramento, que aconteceu no último sábado (26), no Teatro São João, homenageou o cineasta Humberto Rios e o prefeito do município, Clodoveu Arruda. A noite também contou com a exibição do documentário “Testigos de un Etnocidio: Memorias de Resistencia”, realizado por outra homenageada da noite, a colombiana Marta Rodríguez.
Outro momento importante do encerramento foi a leitura da Carta de Sobral nos idiomas português, espanhol e guarani, representando todos os povos presentes no encontro. A Carta reuniu princípios e proposições de ações visando ao intercâmbio e à colaboração solidária entre os jovens realizadores de cinema e audiovisual da América Latina e do Caribe.

O Piauí esteve presente nesse importante evento. Através da ABD/PI  foram Jaqueline Bezerra, que é artista plástica e documentarista e David Leão, adbista e editor de imagem. Representante da   Coordenadoria Estadual da Juventude, Plínio Dumont.


Foto: Jaqueline Bezerra


O I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe tem patrocínio do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Sobral. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e Sereia Filmes. Os apoiadores são o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), o Conselho Nacional de Cineclubes – CNC, o Encontro de Documentaristas do Século XXI (DOCLAT SEC XXI) e outras instituições internacionais ligadas ao audiovisual.

5º DIA DO CURSO AVANÇADO DE CAPTAÇÃO E DESENHO DE SOM

REALIZAÇÃO: FUNDAJ/CANNE
APOIO: NPD Fotografo José Medeiros, ABD/PI, Ponto de Cultura e Cineclube ABD/Antares e FUNDAC.


ABD/PI FORTALECENDO O AUDIOVISUAL NO PIAUÍ.

Foto: Luciana Rodrigues

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jovens da ABD/PI representa o cinema piauiense no Ceará


 I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe tem patrocínio do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Sobral. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e Sereia Filmes. Os apoiadores são o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), o Conselho Nacional de Cineclubes - CNC, o Encontro de Documentaristas do Século XXI (DOCLAT SEC XXI) e outras instituições internacionais ligadas ao audiovisual.

Os representantes da ABD/PI são David Leão  e Jaqueline Bezerra. 




3º Dia do Curso Avançado de Captação e Desenho de Som

Curso Realizado pela FUNDAJ/ Centro Audiovisual Norte/Nordeste com apoio da ABD/PI, NPD Fotógrafo José Medeiros, Cineclube e Ponto de Cultura  ABD/Antares e FUNDAC.


No 3º dia do curso os alunos tem contato com equipamentos. A prática e bons equipamentos  traz qualidade de som.

Fotos: Luciana Rodrigues


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Representante da ABD/PI no I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe

 I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe. O evento acontece  nos dias 23 e 26 maio  no Teatro São João em Sobral, cidade do Ceará, no Nordeste brasileiro com Jovens da América Latina e do Caribe ligados ao cinema . 

Bárbara Cariry, diretora-geral do encontro, explica que a ideia surgiu a partir da necessidade de eventos na área audiovisual que divulgassem os trabalhos produzidos pelas juventudes latino-americanas e caribenhas. De acordo com ela, o objetivo é justamente “debater novas possibilidades de difusão e intercâmbio” das produções realizadas por jovens da região. “[Vamos discutir] como fazer esse cinema [feito por jovens] ser visto e como os países podem trabalhar juntos”, acrescenta.
foto: Jaqueline Bezerra


 Jaqueline C. Bezerra a representante do Piauí pela Associação Brasileira de Documentaristas - ABD|Piauí, e o coordenador da Juventude do Estado do Piauí Plinio Dumont Vieira.

Mesa: "Panorama do Cinema Caribenho e do seu desenvolvimento como uma das manifestações do Novo Cinema Latino Americano"



Durante quatro dias, o encontro contemplará mostras de filmes, mesas de debates, oficinas e palestras, além de apresentações culturais, momentos que proporcionarão a troca de experiência entre os/as participantes e convidados/as. A programação será gratuita e aberta ao público.


Entre os debates, destacam-se mesas como: “Panorama do Cinema Caribenho e do seu desenvolvimento como uma das manifestações do Novo Cinema Latino-Americano”, “O Cinema dos Povos Originários”, “Cinema: Ensino e Prática”, “Um Cinema Sem Fronteiras”, “Cinema entre Fronteiras”, “Distribuição e Difusão – Cinema e Transmídia” e “Novos desafios para a gestão governamental”. A expectativa é que o evento também produza um documento final, denominado “Carta de Sobral”, o qual, de acordo com Bárbara, reunirá as principais demandas dos/as jovens do setor audiovisual para os países participantes.

1º e 2º Dia do Curso Avançado de Captação e Desenho de som


Começou do dia 21/05 o curso Avançado de Captação e desenho de Som com Nícolas Hallet. Realização Centro Audiovisual Norte-Nordeste, apoio ABD/PI e NPD Fotógrafo José Medeiros.
Fotos: Luciana Rodrigues

sábado, 19 de maio de 2012

RELAÇÃO DOS SELECIONADOS PARA O CURSO AVANÇADO DE CAPTAÇÃO E DESENHO DE SOM

Relação dos selecionados para o Curso Avançado de Captação e Desenho de Som. Os selecionados deverão comparecer a sede da ABD/PI, situada a Rua Jonatas Batista, nº 841, Bairro: Centro/Norte, em Teresina-PI, mesmo prédio da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos no dia 21/05 as 14h.


ALEXANDRE RABÊLO JÚNIOR

ALISSON FERNANDO PEREIRA ROCHA

FABIO REZENDE CARNEIRO LEAO

FRANCISCO ANDRÉ NUNES LEÃO
FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA DA ROCHA
JAQUELINE CARVALHO BEZERRA
JARDEL DE CASTRO LOPES
JOSE QUARESMA CAMPOS FILHO
JULIANA CASTELO BRANCO DE NORONHA CAMPOS
LUCIANA RODRIGUES ROCHA
MARCIO ROBÉRIO DE SOUSA MAGNO - MÁRCIO BGLY
MARIA DO LIVRAMENTO LOPES FRANÇA
MONTEIRO JUNIOR
NIELLY STEFANNE SILVA ALENCAR
SAHÂMIA ISABEL BEZERRA FERREIRA
SERGIO MICHELLE DE OLIVEIRA SOARES
VALDONE VIEIRA BEZERRA
VIVIAN CARDOSO DO NASCIMENTO LEÃO
WALTER CONCEIÇÃO DA CRUZ


Mais Informações: (86) 9981-5522 / 8876-9089

sexta-feira, 18 de maio de 2012

FSA INVESTIRÁ R$ 205 MILHÕES NA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FILMES E SÉRIES DE TV


O Ministério da Cultura e a ANCINE anunciaram nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, a replicação das quatro linhas de investimento do Fundo Setorial do Audiovisual para projetos de produção e distribuição de longas-metragens e produção de séries de televisão. O volume de recursos é recorde: R$ 205 milhões, valor que já é superior à média captada por meio das leis de incentivo nos últimos anos.

Somente na Linha A, voltada à produção de longas-metragens, R$ 90 milhões serão disponibilizados em 2012. Uma novidade deste ano é que os recursos passam a ser divididos em duas modalidades de investimento: R$ 50 milhões para aporte na produção, mediante concurso, e R$ 40 milhões para aporte na complementação, em fluxo contínuo (os projetos serão analisados à medida que forem apresentados ao Fundo do Audiovisual). O objetivo é conferir um tratamento mais equilibrado a projetos que se encontram em diferentes etapas de produção e induzir o planejamento mais adequado da ocupação do mercado. Em chamadas anteriores essa linha contemplou filmes como “Chico Xavier”, “Xingu”, “Heleno”, “Bruna Surfistinha”, “Corações sujos”, “Eu e meu Guarda-Chuva”, entre outros.

CRONOGRAMA EDITAIS FSA 2012
Inscrições LINHA – A (aporte na produção): 21 de maio a 6 de julho
LINHA A (complementação de recursos): a partir de 4 de junho
LINHA D: a partir de 4 de junho
LINHA C: a partir de 18 de junho
LINHA B: a partir de 28 de junho


sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Teia Pagã: Bruxaria e paganismo na Rede Virtual

Como os dvd's do filme estão quase esgotados, postei aqui para compartilhar com os amigos que ainda não viram, espero que gostem. Assista aqui, na íntegra, o documentário que produzi sobre essa religiosidade chegada recentemente ao Piauí.
"A Teia Pagã: Bruxaria e paganismo na rede virtual"

Clique, assista e comente!


* Sinopse:
Culto aos ciclos da natureza, práticas politeístas, rituais de magia e conexão com as energias cósmicas; todos esses elementos são característicos do paganismo, um conjunto de tradições religiosas que resgatam práticas de bruxaria e antigas crenças da Europa pré-cristã.

Na atualidade, as vertentes do paganismo, inclusive no Piauí, são difundidas e ganham fôlego com a ajuda da internet e das ferramentas virtuais. Foi essa curiosa temática que inspirou a produção de "A Teia Pagã", documentário do jornalista Rafael Nolêto, um vídeo onde são mostrados depoimentos de magos e bruxas reais, que vivem no Piauí e contam detalhes sobre suas crenças e práticas religiosas.

Finado Gregório, Mártir Milagreiro

A seguir compartilho uma produção que concluí no início de 2011, sobre um personagem muito conhecido na cultura religiosa popular piauiense. Esse curta metragem mostra um panorama do culto ao finado Gregório, um motorista que foi brutalmente assassinato na década de 20, cuja morte causou comoção na população da época, dando origem a uma verdadeira lenda local. No vídeo, é contada a história que originou o culto popular e os depoimentos de romeiros e devotos dessa alma no Piauí. Espero que gostem, não deixem de comentar!



Abaixo, o encarte do dvd "Finado Gregório: Mártir Milagreiro"


Sabedoria da Mata: Pajelança e Espiritualidade Indígena

Recentemente visitei algumas aldeias indígenas no Espírito Santo e aproveitei para coletar alguns depoimentos de índios da região, que conversaram um pouco comigo sobre sua própria espiritualidade. A seguir, compartilho aqui mais essa produção que preparei com muito zelo para os interessados no assunto, vale a pena conferir e conhecer melhor a cultura indígena. Agradeço desde já pelos comentários!

Capa do DVD

Título: Sabedoria da Mata: Pajelança e Espiritualidade Indígena
Um documentário de Rafael Nolêto
Idioma: Português (Brasil)
Ano de Produção: 2012 - Duração: 13 min. 55 seg.

A seguir, confira o vídeo na íntegra.

*Entrevistados: 
- Pajé Guarani Tupã Kwaray
- Índio Tupiniquim Manoel Pêgo
- Maria da Penha (Esposa do Pajé Tupiniquim).

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Curso Avançado de Captação e Desenho de Som





Os cursos do Canne são gratuitos e voltados para profissionais da área do Cinema/Audiovisual, estudantes e professores de Comunicação, Cinema/Audiovisual e Artes de Universidades e professores de Cinema/Audiovisual da educação profissional, jovens e adultos multiplicadores da linguagem audiovisual.


Para se inscrever nos cursos do Canne basta enviar a ficha de inscrição  preenchida para o email: abdpiaui2008@gmail.com . Na ficha de inscrição constam campos de preenchimento obrigatório como carta de intenção e um breve currículo.A seleção é feita por uma comissão interna da ABD/PI e instituições convidadas, a partir da análise da carta de intenção, currículo e perfil dos alunos de acordo com o curso (informações fornecidas na ficha de inscrição).


O Curso de Desenho de Som – AVANÇADO, promovido pela Diretoria de Cultura, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste - Canne, será realizado durante os dias 21 a 25 de maio de 2012 das 14h as 20H na sede da ABD/PI - NPD Fotógrafo José Medeiros.

O curso tem como objetivo o aprimoramento dos profissionais de áudio, priorizando a seleção dos que já fizeram o curso básico. 

O instrutor, Nicolas Hallet, é formado em Cinema e Vídeo pela Academie des Beaux Arts de Bruxelles, na Bélgica e participou do Workshop de Captação de Som ministrada por Jean Michel Ongelet da IAD (Institut des Arts et Diffusion) Bélgica, em 1999. É técnico de som especializado na captação de som direto, reside e trabalha no Brasil desde o ano de 1998, tendo atuado em vários filmes nacionais, tanto curtas como longas metragens. Ministra desde 1999 cursos de captação de som no Brasil.
O curso tem como público alvo profissionais de áudio, que já tenham alguma experiência em desenho de som.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Prêmio ABC de Cinematografia


Desde 2003, a Semana ABC de Cinematografia reúne personalidades das diversas áreas da audiovisual, do Brasil e do exterior, em conferências, painéis e debates. Após a Semana, toda a programação é disponibilizada em streaming no site.

O grande momento do evento é a entrega do Prêmio ABC de Cinematografia, outorgado pelos associados para as categorias Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Som para filmes de Longa-Metragem e para Melhor Direção de Fotografia em filmes de Curta-Metragem, Publicitários, Estudantis e Programas de TV.

A Semana ABC 2012 acontece de 09 a 11 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

A programação deste ano conta com uma exposição de equipamentos e serviços, para o audiovisual, que acontece no foyer da sala BNDES e na área externa da Cinemateca das 8h30 às 20h. Expositores:  Barcelona Filmes, Câmera 2, Casablanca/Teleimage, Cinecolor Digital, Cinepro/Dot, Electrica, Locall, Panasonic, Quanta Post, Solar Luzes Especiais, Sony e White Gorilla.
A Semana ABC é aberta ao público com entrada franca. Serão distribuidas senhas a partir das 8h:30, para as mesas do período da manhã, e das 13h, para as do período da tarde.

FONTE: http://abcine.org.br/artigos/?id=802&%2Fsemana-abc-2012

Agência Nacional de Cinema - ANCINE está disponibilizando para Consulta Pública



A Agência Nacional de Cinema - ANCINE está disponibilizando para Consulta Pública suas Instruções Normativas. O sistema de consulta estará disponível a todos aqueles que, previamente cadastrados, tenham interesse em contribuir para o aprimoramento das relações entre a ANCINE e os agentes dos diversos segmentos da atividade audiovisual.
Os documentos colocados à disposição para consulta pública permanecerão no site da ANCINE durante um prazo que será de conhecimento de todos, e as sugestões e críticas recebidas serão processadas pela Ouvidoria Geral da Agência e encaminhadas para posterior conhecimento e deliberação da Diretoria Colegiada.
Observe os seguintes passos para acessar a Consulta Pública:
1. se você só possui seu registro de empresa/pessoa física na ANCINE, será preciso fazer um novo cadastro, específico para ser usuário de consulta pública, utilizando seus dados pessoais (atividade, e-mail, endereço, etc.);
2. após efetuar o cadastro você receberá no seu correio eletrônico uma mensagem contendo seu login e senha de acesso;
3. de posse do seu login, acesse o sistema de Consulta Pública com seu CPF cadastrado e sua senha de acesso.
ACESSE: http://sif.ancine.gov.br/consultapublica/telaPrincipalUE.do?method=initListar