domingo, 24 de junho de 2012

Inscrições para o Curso Avançado de Cinematografia com Carlos Ebert ABC até o 29/06





Os cursos do Canne são gratuitos e voltados para profissionais da área do Cinema/Audiovisual, estudantes e professores de Comunicação, Cinema/Audiovisual e Artes de Universidades e professores de Cinema/Audiovisual da educação profissional, jovens e adultos multiplicadores da linguagem audiovisual.

Para se inscrever nos cursos do Canne basta enviar a ficha de inscrição preenchida para abdpiaui2008@gmail.com . Na ficha de inscrição constam campos de preenchimento obrigatório como carta de intenção e um breve currículo.A seleção é feita por uma comissão de seleção da ABD/PI e representantes da cultura a partir da análise da carta de intenção, currículo e perfil dos alunos de acordo com o curso (informações fornecidas na ficha de inscrição).


FICHA DISPONÍVEL NESSE LINK:  ficha de inscrição 


ABD/PI, fortalecendo o audiovisual no Piauí

sábado, 23 de junho de 2012

Espetáculo "Barrela", nos dias 17 e 18 de julho de 2012 , às 20h, no Teatro 4 de Setembro


O grupo piauiense Corpos de Teatro volta a apresentar a peça "Barrela", nos dias 17 e 18 de julho de 2012 , às 20h, no Teatro 4 de Setembro em Teresina-PI. O espetáculo é um dois mais premiados do teatro piauiense, tendo sido agraciado com os troféus de melhor direção (Adalmir Miranda), melhor iluminação (Adalmir Miranda), melhor ator coadjuvante (Humberto Pequeno, que interpreta o louco) e melhor conjunto de atores, além de indicações para prêmios em todas as categorias, em diversos festivais nacionais (Blumenau, Florianópolis, Rio de Janeiro, dentre outros).

Já está disponível no Bar do Clube dos Diários a preço promocional a venda dos ingressos.





Produção: Leide Sousa (86) 8849-0127 / 9958-6158
e Humberto Pequeno (86) 9805-2213 / 8817-6053

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Capacitação em Projetos Culturais 2012 MinC convoca selecionados para a 4ª etapa do programa, a se realizar em julho


Capacitação em Projetos Culturais 2012

MinC convoca selecionados para a 4ª etapa do programa, a se realizar em julho
As 27 pessoas que faltavam ser convocadas para a 4ª e última etapa do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, denominada ‘Formação de Facilitadores’, tiveram seus nomes divulgados para participar do trabalho. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic).
A 4ª etapa do programa será realizada entre 3 e 6 de julho, em Brasília, no Edifício Parque Cidade Corporate – SCS, Quadra 09, Lote C, Torre B).
Os 27 convocados foram selecionados dentre os 53 do 2º grupo de concluintes da 3ª etapa do Programa, que finalizaram a disciplina de Direito Autoral no dia 1º de junho.
Somando aos selecionados do primeiro grupo concluintes da 3ª etapa, a oficina atenderá o número total de 50 pessoas, que é o máximo que pode ser atendido sem que as atividades sejam prejudicadas.
Inicialmente, a 4ª etapa seria destinada à capacitação de gestores públicos do quadro permanente dos órgãos de cultura, para atuarem como agentes multiplicadores nas localidades que o MinC não tivesse condições de atender diretamente.
A partir das oficinas presenciais, a coordenação do programa, por meio do contato direto com as realidades locais, resolveu ampliar esse escopo para melhor atender às necessidades das regiões alcançadas pelo Programa.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

Desenhar é fácil. É só correr o risco. Escola de Arte Dino Alves


SENAC - Curso Produtor de Vídeo


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Convocação - REPÚDIO CBC repudia assassinato de jovem cineasta indígena colombiano

A ABD/PI, assina e apoia o CBC / Congresso Brasileiro de Cinema que torna público o seu repúdio ao assassinato do jovem cineasta colombiano Yamid Bailarín Suescun  ao Manifesto lançado pelo EnDoc XXI. Convidamos os amigos abdistas, produtores, artitas e realizadores do audiovisual  para  participarem.

Neste sentido solicita sua a adesão e subscrição ao referido documento através do envio de mensagens para o endereço eletrônico

cbc.articulacao@cbcinema.org.br

registrando em seu cabeçalho REPÚDIO.
E informando no corpo da mensagem:
No caso de entidades
Nome da entidade, esfera de atuação (municipal, estadual, nacional ou internacional) e cidade, estado e país sede das atividades;
No caso de pessoas físicas
Nome, profissão e cidade , estado e país de residência.
Informamos que após a coleta de subscrições o documento final será encaminhado à coordenação do EnDoc XXI e também às autoridades colombianas.
Certos de que esta é uma causa justa, que merecerá apoio de toda a comunidade audiovisual e cultural brasileira, agradecemos antecipadamente.

Americanos de todas as raças e de todas as culturas, de pé!!!
Chega de assassinatos!!! Nossa voz é a voz de nossos mortos!!!

João Baptista Pimentel NetoPresidente do CBC / Congresso Brasileiro de Cinema

Produção Audiovisual no Piauí - 29º Salão Internacional de Humor do Piauí



A ABD/PI, convida os produtores e realizadores do audiovisual para  participarem da Mesa Redonda "Produção Audiovisual no Piauí", que faz parte da programação do 29º Salão Internacional de Humor do Piauí. 




ABD/PI, fortalecendo o audiovisual no Piauí.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Morre Carlos Reichenbach, um dos mais importantes criadores do cinema brasileiro


Por: Guilherme Bryan, especial para a Rede Brasil Atual

Morre Carlos Reichenbach, um dos mais importantes criadores do cinema brasileiro
O cineasta e entusiasta do cinema brasileiro, Carlos Reichenbach,
 autor de obras essenciais da produção nacional (Foto de Marcelo Félix/UFSCar)       

São Paulo - A vida perde muito de seu brilho e nunca mais é representada do mesmo modo quando morre um cineasta criativo e autoral. São Paulo ficou um pouco mais cinza e triste nesta quinta-feira (14). O roteirista e produtor Carlos Reichenbach sofreu uma parada cardíaca a caminho do hospital, por causas ainda não divulgadas. Faleceu no mesmo dia em que completava 67 anos. 
O cinema brasileiro fica sem um de seus mais importantes criadores e incentivadores. Com 22 filmes realizados, 21 roteiros filmados e 38 produções em que atuou como diretor de fotografia, ele era daqueles raros artistas apaixonados por cinema, no qual encontram uma fonte inesgotável de prazer, a ponto de ter um conhecimento extremamente aprofundado sobre tudo que envolve o ofício e a arte de filmar.


É pelo cinema também que criadores como Reichenbach encontram o meio mais eficaz de expressar a realidade em que vivem, mas também de refletir a respeito da riqueza de seu mundo interior e do próprio papel como artista. Ou seja, ele era um representante do hoje cada vez mais raro “cinema de autor”. 
Além de produzir, como sócio da Dezenove Som e Imagens, ao lado de Sara Silveira e Maria Ionescu, Carlão, como era chamado pelos amigos, era um dos mais intensos incentivadores da prática da sétima arte no Brasil. Exerceu durante vários anos a função de professor de cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP e, desde 2004, cuidava da Sessão do Comodoro, no CineSesc, em São Paulo, onde exibia todos os meses filmes raros e inéditos no circuito brasileiro.

Carlos Reichenbach nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul mas, com apenas um ano, chegou a São Paulo, cidade que adotou como sua e sempre fez questão de retratar em seus filmes. Ele participou de importantes movimentos cinematográficos de vanguarda na capital paulista, como o Cinema Marginal dos anos 1960/1970 e da Boca do Lixo dos anos 1970.

Até mesmo quando o cinema brasileiro parecia se extinguir, em função do então presidente Fernando Collor de Mello extinguir órgãos importantes como a Embrafilme, Carlão encontrou forças para realizar uma de suas maiores obras-primas, “Alma Corsária”, de 1993, em que tratou da vida e da morte, ao falar de dois poetas, amigos de infância, que reunem os mais diferentes tipos da "fauna paulistana", no lançamento de um livro numa pastelaria do centro da capital paulista.


luno de Luis Sérgio Person, Carlão estreou nos filmes de episódios “As Libertinas” (1968) e “Audácia, a fúria dos desejos” (1969), e deixou obras-primas como “Lilian M: Relatório Confidencial” (1974), “A Ilha dos Prazeres Proibidos” (1979), “Império do Desejo” (1981), “Filme Demência” (1985), “Anjos do Arrabalde” (1987), “Dois Córregos” (1999), “Garotas do ABC” (2003) e – o mais recente – “Falsa Loura” (2007).
Carlos Oscar Reichenbach Filho era casado com Lygia Reichenbach e deixa três filhos e uma neta. “Nós vivenciamos muita coisa em muito pouco tempo e tínhamos um sentido, sobretudo, ‘canibal’ da cultura, de buscar uma síntese, utilizando o que havia de melhor ou pior”. Assim, o cineasta definiu o cinema marginal, do qual foi um dos mais assíduos representantes, à “Revista do Brasil”, de setembro de 2010, deixando mais uma de suas inúmeras lições.


Novo prazo para as inscrições do concurso Caixa de Curtas Três curtas-metragens serão premiados com o valor de R$ 3 mil




Foi prorrogado até 2 de julho o prazo final para as inscrições do concurso cultural Caixa de Curtas, promovido pela Televisão América Latina (TAL). São aceitos curtas-metragens nas categorias animação, ficção e documentário, com duração entre 60 segundos e 26 minutos e finalizados em película ou vídeo, independentemente de seu ano de produção. 

O concurso é exclusivamente destinado a residentes da América Latina nos últimos três anos, ainda que sejam naturais de outras partes do mundo. Cada participante pode inscrever quantos curtas desejar, desde que suas obras apresentem diálogos em língua espanhola, portuguesa ou línguas nativas de povos latino-americanos.

Antes de preencher o formulário de inscrição, o responsável deve publicar seu curta-metragem nas plataformas de vídeo YouTube ou Vimeo, na melhor resolução possível, pois o link será requisitado.

A seleção de filmes inscritos no concurso se dará em duas etapas. Na primeira etapa, que acontece entre 10 de julho e 22 de agosto, usuários da internet votarão em seus curtas preferidos, com o auxílio de redes sociais. Os 30 curtas mais votados – sendo 10 por categoria – participarão da segunda etapa do julgamento, através de uma comissão selecionada pela TAL, que elegerá os primeiros colocados. A divulgação dos filmes vencedores tem data marcada para 4 de setembro.

O vencedor de cada categoria será contemplado com o prêmio no valor de R$ 3 mil, oferecido pela TAL. A Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais (RECAM) oferece um prêmio complementar no valor de R$ 2 mil ao vencedor na categoria animação.

Para mais informações, acesse a página oficial do concurso Caixa de Curtas.

Fonte: www.ancine.gov.br 

Exposição fotográfica "As Cores da Serra Vermelha"





Dia 22 de maio quando o planeta Terra comemora o Dia Mundial da Biodiversidade  acontecerá na Oficina da Palavra uma exposição fotográfica sobre a natureza local, com destaque para as florestas, bichos e homens que vivem na região sul do estado. 

Com curadoria da jornalista Tânia Martins, a exposição "As Cores da Serra Vermelha", contará com uma série de 30 imagens, entre elas fotografias capturadas de helicóptero e avião pelo repórter-fotográfico André Pessoa, nos últimos 7 anos de documentação da área que é considerada a última grande floresta do semiárido nordestino.

O evento é  uma realização da Rede Ambiental do Piauí (Reapi), depois deve percorrer algumas cidades do interior piauiense, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Piauí e de uma série de entidades ambientalistas, entre elas, a Fundação Rio Parnaíba, o site de jornalismo ambiental Piauí Sempre Verde e a Ong + Vida.

Fonte: www.cidadeverde.com



Inscrições abertas para as linhas C e D do Fundo Setorial do Audiovisual FSA destina um total de R$ 60 milhões para aquisição de direitos de distribuição e comercialização de longas-metragens



Estão abertas as inscrições para as Chamadas Públicas das linhas C (Prodecine 02) e D (Prodecine 03) do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, voltadas para aquisição de direitos de obras audiovisuais cinematográficas de longa-metragem e comercialização de obras audiovisuais cinematográficas de longa-metragem, respectivamente. A linha C tem disponíveis R$ 50 milhões para investimento e a linha D, R$ 10 milhões. A seleção é feita em fluxo contínuo.

Podem participar da seleção empresas distribuidoras brasileiras independentes registradas na ANCINE. Para se inscrever é necessário preencher e finalizar a inscrição eletrônica específica para este processo de seleção, disponível no portal do BRDE, agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual. A data limite para inscrição é dia 30 de novembro.

Longas como “De Pernas pro Ar”, “Cilada.com” e “O Palhaço” estão entre os que já foram beneficiados pela Linha C do FSA. A linha D já viabilizou a distribuição do documentário “Onde a Coruja Dorme”, por exemplo.

Em 2012 o Fundo Setorial do Audiovisual disponibiliza R$ 205 milhões para quatro linhas de ação: projetos de produção e distribuição de longas-metragens e produção de séries de televisão. O valor é superior à soma dos recursos investidos nas três convocatórias anteriores do FSA (R$ 202,5 milhões).


Fonte: www.ancine.gov.br

ANCINE publica manual que permite solicitação de aprovação de projetos online Novo sistema ajuda no preenchimento de formulários e permite o upload de documentos

Já está no ar na área de Manuais do portal da ANCINE o passo a passo para auxiliar os proponentes a utilizar o novo módulo do Sistema ANCINE Digital que permitirá ao proponente solicitar a aprovação de seus projetos de forma eletrônica. O módulo foi criado para simplificar e tornar mais ágeis os procedimentos de análise de projetos na agência, de acordo com a Instrução Normativa 99, que entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 18 de junho. O novo sistema ajuda no preenchimento de formulários, apresentando orientações sobre a correta utilização dos mecanismos de incentivo federais, e permite o upload de documentos.
 
O passo a passo simula situações e possíveis erros que podem ocorrer durante o cadastramento, além de mostrar as telas correspondentes a cada momento do processo.
 
A IN 99 prevê que os projetos protocolados na ANCINE até o dia 15 de junho e que ainda não tenham sido aprovados poderão ser reapresentados a partir do dia 18 de junho,  e possam usufruir assim das novas regras. Para obter informações sobre essa opção basta enviar e-mail paraanalise.projetos@ancine.gov.br ou gestaosfo.projetos@ancine.gov.br, com o nome do proponente, do projeto protocolado e o número de SALIC, se houver. Interessados em reapresentar seus projetos  terão prazo para se manifestarem expressamente por meio dos endereços eletrônicos indicados em até 15 dias a partir da entrada em vigor da nova IN, dia 18 de junho.
 
Com a nova Instrução Normativa, a aprovação é simplificada, com redução de informações prestadas nesta fase. O proponente deverá apresentar somente sinopse, argumento, estimativa de custos e documentos relativos aos direitos para a realização da obra. O prazo de aprovação diminui dos atuais 45 dias para 20 dias.


Fonte: www.ancine.gove.br

SaV/MinC escolhe filmes para Concurso Itamaraty para o Cinema Sul-Americano Obras selecionadas são "Estradeiros" e "Histórias que Só Existem Quando Lembradas"



A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SaV/MinC) selecionou os filmes para ao Concurso Itamaraty para o Cinema Sul Americano. As duas produções escolhidas foram “Estradeiros”, de Sergio Oliveira e Renata Pinheiro, e “Histórias que Só Existem Quando Lembradas”, de Julia Murat. 

“Estradeiros” é um documentário feito em coprodução entre Brasil e Argentina que acompanha uma tribo indígena nômade que percorre a América Latina. Foi filmado na Bolívia, no Peru, na Argentina e no Brasil e ganhou o prêmio de Melhor Filme na Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro em 2011.

“Histórias que Só Existem Quando Lembradas” é um drama franco-argentino-brasileiro que narra a história de uma mulher idosa que vive em uma cidade no Vale do Paraíba conhecida por ter abrigado ricas fazendas de café na década de 30. Ela é muito ligada emocionalmente à memória do seu falecido marido, mas sua vida muda quando uma jovem fotógrafa chega na cidade.  É o primeiro filme de ficção dirigido por Julia Murat.

As duas obras audiovisuais concorrem ao prêmio de R$ 90 mil e serão exibidas no 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece de 12 a 19 de julho de 2012. O concurso vai premiar o melhor longa-metragem realizado em coprodução com países da América do Sul. O objetivo  é incentivar o intercâmbio entre as culturas audiovisuais dos países latino-americanos, e ajudar a construir a iniciativa cooperacional dentro do subcontinente.

Fonte: www.ancine.gov.br

quinta-feira, 14 de junho de 2012

exibição do filme DELITO, de Luiza Trigo, com Eduardo Moscovis e Cláudia Sardinha no dia 14/06, quinta as 18:30hs, no Clube de video da casa da cultura de Teresina

MOISÉS CHAVES: Meus queridos DA ABD- PIAUI, estou convidando a todos para assistir a exibição do filme DELITO, de Luiza Trigo, com Eduardo Moscovis e Cláudia Sardinha no dia 14/06, quinta as 18:30hs, no Clube de video da casa da cultura de Teresina, conto com voces , RSVP 8884 3676, ah a diretora vai estar presente.....escritora e diretora de cinema, estará em Teresina, no 10º SALIPI, no bate papo... literário dia 15, 19hs, falando sobre o livro CARNAVAL, e haverá uma exibição do Curta DELITO, com Claudia Sardinha e Eduardo Moscovis na sessão especial do Clube de vídeo dia 14 , às 18:30h na Casa Cultura Teresina , com a presença dela....para convidados! interessados entar em contato com Moises Chaves e Josy Brito.


terça-feira, 12 de junho de 2012

12ª Feira HQ prorroga inscrições


O maior evento de quadrinhos e cultura pop do Piauí está com as inscrições prorrogadas para garantir a partição de todos. Até o dia 22 de junho, desenhistas, roteiristas e todos os demais praticantes das categorias do edital da 12ª Feira HQ podem enviar seus trabalhos e disputar as premiadas colocações. O regulamento e a ficha de inscrição continuam disponíveis no site do Núcleo de Quadrinhos do Piauí.


4º Seminário de Quadrinhos abre chamada para trabalhos

Professores, estudantes e pesquisadores acadêmicos estão convidados a participarem do 4º Seminário de Quadrinhos do Piauí, que acontece dentro da 12ª Feira HQ, nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho no Complexo Cultural Clube dos Diários em Teresina. A proposta do evento é discutir as Histórias em Quadrinhos do ponto de vista universitário, através da pesquisa e da produção científica. O edital está disponível no site do Núcleo de Quadrinhos do Piauí e traz todas as informações para quem pretende participar como ouvinte ou como autor de artigo científico. A programação inclui exposições dos trabalhos produzidos, palestras e oficinas, com direito a certificado. Os convidados e as temáticas a serem debatidas serão anunciadas em breve.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cinema Paradiso - um filme que deve ser assistido sempre


Encantada! Foi assim que eu me senti ao 'fine' de Cinema Paradiso.

O filme nos apresenta a Totò (o carismático Salvatore Cascio),
um menino sapeca, inteligente
e que tem verdadeira paixão pelo cinema.
Totò vive com sua mãe e irmã mais nova em Giancaldo,
uma vila siciliana pequena e bonitinha
(as cenas da cidadezinha - igreja, praça e cinema -
foram rodadas no vilarejo Palazzo Adriano).
Seu pai partiu para a Rússia, durante a 2a Guerra, e por lá faleceu.

Totò tem verdadeira admiração por Alfredo (Philippe Noiret),
o projetista do Cinema Paradiso. Os dois tornam-se amigos
Alfredo ensina tudo o que sabe sobre projeção ao menino.

Um dia, o cinema pega fogo e Totò salva a vida de Alfredo, mas este fica cego.
Totò assume, então, a função de projetista do Novo Cinema Paradiso.
Ele continua mantendo com Alfredo uma relação de pai e filho.

Totò cresce e se apaixona. Ah, a paixão!
Ela muda totalmente a vida de um ser humando e, naturalmente, 
faz isso com o coração do doce rapaz!
Acontece que nem sempre a vida nos presenteia com
a possibilidade de ficarmos com quem adoramos e, sendo assim,
Totò vê a sua paixão abandonar-lhe e, junto com ela, a sua alegria de viver.
Aconselhado por Alfredo, ele parte de Giancaldo para Roma,
onde se torna um diretor de cinema de grande sucesso.
Totò só retorna à sua cidade natal 30 anos depois,
quando a sua mãe lhe avisa da morte de Alfredo.
De presente, o velho amigo deixou-lhe a montagem de todas as cenas de
beijo que o padre da cidade censurava e Totò tanto queria quando era garoto

Cinema Paradiso  foi lançado em 1988
e dirigido por Giuseppe Tornatore.
Ele possui fotografia (linda!) de Blasco Giurato
e música (divina!) de Ennio Morricone.

Cinema Paradiso ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e mais tantos outros prêmios que fica até dificil de enumerá-los. E, o mais importante, ele ganhou a adoração de platéias do mundo inteiro e a minha, naturalmente.
O filme tornou-se um poema para os amantes do cinema e Giancaldo, o destino certo para esse povo encantado quando de visita ao sul da Itália.

FÓRUM ENTRE FRONTEIRAS - FOMENTO E DIFUSÃO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL


Fórum Entre Fronteiras


FÓRUM ENTRE FRONTEIRAS

Santa Maria sediará mais uma reunião do Fórum Entre Fronteiras.
O “Fórum Entre Fronteiras” trabalha em projetos e articulações de políticas audiovisuais que contemplem instâncias de capacitação, de fomento e difusão da produção audiovisual do Noroeste e Litoral Argentino, sul do Brasil e Paraguai.
“Entre Fronteiras” se organiza com um fórum itinerante pela região, de caráter participativo e horizontal, que reúne organizações-governamentais e não-governamentais e profissionais envolvidos na produção audiovisual.
Para a reunião estarão presentes integrantes do fórum do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai. Também participa Daniel Mielniczuk, Vice-Decano da Faculdade de Artes da cidade de Oberá, Província de Missiones (AR). O encontro acontece nesta sexta e sábado, 08 e 09 de junho, no Hotel Itaimbé, em Santa Maria (RS).
10º Santa Maria Vídeo e Cinema
Realização: Santa Maria Vídeo e Cinema
Promoção: Prefeitura Municipal de Santa Maria e RBS TV
Co-promoção: CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria
Incentivo: Lei Roaunet e LIC-SM
Patrocinadores: Banrisul / Badesul / Corsan e Rede Vivo
***
Santa Maria Vídeo e Cinema -SMVC
R. Venâncio Aires, 2035 / sala 701
Santa Maria - RS / Brasil - 97010-005