quinta-feira, 29 de agosto de 2013

TV e Rádio Câmara lançam concurso para produção de programas sobre mobilização social

Estão abertas até 16 de setembro as inscrições para o concurso "A Hora é Agora", promovido pela TV Câmara e pela Rádio Câmara. Serão premiadas, com R$ 70 mil, sete propostas para elaboração de programas inéditos sobre temas ligados à mobilização social para conquista de direitos.
"A Hora é Agora" será uma série de programas informativos, com histórias inovadoras relacionadas à mobilização social, protagonismo político apartidário e articulação comunitária. Os programas deverão ter 26 minutos, com uma versão para televisão e outra para rádio.
Realidade transformada
O concurso tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas de organização da sociedade que visam transformar a realidade e garantir direitos sociais, coletivos e de minorias. Os programas devem registrar experiências que, direta ou indiretamente, buscam promover a conscientização e a participação política.
Alguns assuntos sugeridos no edital do concurso são: iniciativas de mobilização política não-partidária; a política no cotidiano das pessoas; cooperativismo; favelas; sustentabilidade; mobilidade; movimento negro; diversidade e tolerância de orientações sexuais e afetivas; democratização da comunicação; acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências; intolerância religiosa; respeito às minorias; adoção; histórias que tenham relação com os objetivos do milênio; e direitos e garantias fundamentais previstos pela Constituição.
Cinco regiões
Na primeira fase, o concurso irá pré-selecionar 15 projetos que serão submetidos a uma defesa oral – na qual serão colocadas questões relacionadas a técnica, criação artística, produção, cronograma e finanças.
O grupo dos 15 projetos pré-selecionados será composto pelos três que melhor representem cada região do Brasil - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Será premiado pelo menos um programa por região.
Inscrição
Poderão inscrever-se empresas brasileiras produtoras de audiovisual, legalmente estabelecidas. Cada candidato poderá inscrever até dois projetos, sendo que cada um deverá ser enviado em envelope específico. Nenhum proponente terá mais de um projeto premiado.
A inscrição deverá ser realizada, obrigatoriamente, por meio do envio postal ou por empresa de entrega de pacotes. O envelope deverá conter o formulário de inscrição impresso; a proposta de argumento; a proposta de tratamento audiovisual; o currículo da empresa produtora; e um portfólio com comprovação de no mínimo duas e, no máximo, cinco produções audiovisuais que a empresa tenha realizado.
Entre os critérios a serem avaliados nos argumentos, estão: originalidade, variedade, profundidade e adequação ao perfil de programação da TV Câmara e da Rádio Câmara. Os critérios técnicos das obras apresentadas no portfólio da produtora também serão considerados.
O prêmio será pago em duas etapas. A primeira, de R$ 35 mil, após a assinatura do contrato. A segunda parcela será paga após entrega e aprovação do disco XDCAM e do CD de áudio com a montagem final do programa de TV e de rádio, juntamente com o Termo de Cessão Total de Direitos Patrimoniais para exibição do programa pela TV Câmara e pela Rádio Câmara, devidamente assinado.

SERVIÇO
Endereço para envio da inscrição: 
"Concurso para Produção de Programas para Série da TV Câmara e da Rádio Câmara"
Comissão Especial de Licitação - Concurso A Hora é Agora TV/Rádio Câmara
Câmara dos Deputados
Anexo 4 – Subsolo – sala 79
Brasília – DF
CEP: 70160-900

Informações adicionais:Telefone: (61) 3216-1700
Endereço eletrônico: edital.programas@camara.leg.br

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul abre chamada para cadastrar instituições



A 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul abre chamada para cadastrar instituições que tenham interesse em participar do evento realizando sessões com os filmes do kit a ser enviado pela organização. Poderão participar da Mostra cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, telecentros, unidades do Sistema S e outras instituições quaisquer que se habilitem a exibir os filmes.

ACESSE: http://culturadigital.br/cinedireitoshumanos/regulamento-filmes/regulamento-locais-de-exibicao/

Contatos: Leonardo Barbosa
61 8189 7468
@leonardobr
skype: leonardobarbosarossato
Brasília - DF

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22/08 SEDA - Semana do Audiovisual no Espaço Trilhos

Começa hoje  (22/08), SEDA - Semana do Audiovisual de Teresina. O  festival integra o calendário anual do Fora do Eixo, através do Clube de Cinema, frente audiovisual do circuito. Em Teresina, nasceu da articulação da Corporação Gamelas com a ABD-Piaui (Associação Brasileira de Documentaristas - Piauí) e outros coletivos e artistas locais.

Com uma rica programação,  dia 23/08 as 15hs,  haverá debate e exibição sobre os 10 anos da ABD/PI. Todo trabalho desenvolvido no estado para o fortalecimento do audiovisual no Piauí. O Presidente da ABD/PI Leandro Milú, explicou a luta dos abdistas durante esses anos  em nosso estado, como também, a importância dada na capacitação de profissionais em parceria com CANNE - Centro Audiovisual Norte/Nordeste, onde a ABD/PI, através do presidente tem cadeira representativa no Conselho de Cinema. Os filmes exibidos sempre foram cinema nacional, muitos desses filmes são produções piauienses. A DVDteca que temos propicia a população de baixo acesso ao cinema assistir filmes  de produções independentes, onde mostra o contexto da realidade em que vivemos.

De 22 a 24 de agosto, os olhos de Teresina estão voltado para a sétima arte. Um olhar além da lente.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Parabéns aos documentaristas por esse dia



07 de Agosto - Dia do Documentário Brasileiro. Até os dias atuais, onde está prática cinematográfica segue responsável pelo questionamento e renovação contido na produção audiovisual contemporânea.

 O documentário desde os seus primórdios surgiu como um problema de definição dentro do âmbito audiovisual e permanece como um tema muito mais complexo que a simples ideia de “mostrar a realidade como ela é”. Diante disso, cabe buscar não somente o que particulariza este tipo de produção, como também procurar entender a diversidade de formas e os problemas que o compõem.
Segundo a parlamentar, Olney São Paulo, homenageado com a data de seu nascimento para o dia do documentarista, foi o único artista a ser preso e torturado por uma obra durante o regime militar. A obra em questão foi o filme Manhã Cinzenta de 1969, baseado num conto de 67. No dia 21 de junho de 67 a equipe foi gravar um protesto e mil pessoas foram detidas, 53 feridos e três mortos. Manhã Cinzenta foi classificada pelo autor como ficção científica para que pudesse ser exibido e evitar cortes e a censura na época.


Presidente da ABD/Pi - Leandro Milú