JOVENS REALIZADORES SE DESPEDEM DO I NOSSAS AMÉRICAS – NOSSOS CINEMAS, EM SOBRAL
Durante quatro dias, realizadores latino-americanos e caribenhos de audiovisual se encontraram em Sobral, região norte do Ceará, para o I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe. A cerimônia de encerramento, que aconteceu no último sábado (26), no Teatro São João, homenageou o cineasta Humberto Rios e o prefeito do município, Clodoveu Arruda. A noite também contou com a exibição do documentário “Testigos de un Etnocidio: Memorias de Resistencia”, realizado por outra homenageada da noite, a colombiana Marta Rodríguez.
Outro momento importante do encerramento foi a leitura da Carta de Sobral nos idiomas português, espanhol e guarani, representando todos os povos presentes no encontro. A Carta reuniu princípios e proposições de ações visando ao intercâmbio e à colaboração solidária entre os jovens realizadores de cinema e audiovisual da América Latina e do Caribe.
O Piauí esteve presente nesse importante evento. Através da ABD/PI foram Jaqueline Bezerra, que é artista plástica e documentarista e David Leão, adbista e editor de imagem. Representante da Coordenadoria Estadual da Juventude, Plínio Dumont.
Foto: Jaqueline Bezerra
O I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe tem patrocínio do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Sobral. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e Sereia Filmes. Os apoiadores são o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), o Conselho Nacional de Cineclubes – CNC, o Encontro de Documentaristas do Século XXI (DOCLAT SEC XXI) e outras instituições internacionais ligadas ao audiovisual.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Jovens da ABD/PI representa o cinema piauiense no Ceará
I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe tem patrocínio do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Sobral. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e Sereia Filmes. Os apoiadores são o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), o Conselho Nacional de Cineclubes - CNC, o Encontro de Documentaristas do Século XXI (DOCLAT SEC XXI) e outras instituições internacionais ligadas ao audiovisual.
Os representantes da ABD/PI são David Leão e Jaqueline Bezerra.
terça-feira, 20 de julho de 2010
ABD/PI PARTICIPA DA VI MOSTRA DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE DA ABD/CAPIXABA

Newton Canitto – Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura
Com uma rica programação e mesa de debate na área do audiovisual a ABD/PI, representado por seu presidente Kleyton Marinho, participou da VI Mostra de Produção Independente da ABD/Capixaba. O evento aconteceu de 13 a 17 de julho em Vitoria-ES.
Claudino de Jesus – Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes (ES)
Carta de Vitória
CARTA DE VITÓRIA
A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas - Metragistas, ABD Nacional, reunida com as suas 27 representantes estaduais na cidade de Vitória, Espírito Santo, entre os dias 13 e 17 de julho de 2010, durante a VI Mostra Independente, que marcou os 10 anos da ABD Capixaba, vem trazer a público os temas centrais que nortearam a discussões e algumas de suas propostas.
Vale destacar que ABD Nacional é uma entidade que atua há 36 anos no país, em prol do audiovisual brasileiro, com foco nas políticas de produção e difusão do curta metragem e do documentário nacionais.
Considerando esse trabalho contínuo da ABD Nacional em coesão com as 27 ABDs estaduais, com o objetivo de fortalecer a produção e a difusão do audiovisual nacional no mercado interno, vimos propor um plano de metas em torno de 8 pontos:
1) A AMPLIAÇÃO DO CIRCUITO EXIBIDOR para o conteúdo brasileiro independente, através da implantação de salas de cinema e cineclubes EM TODAS AS CIDADES DO BRASIL - de modo a reverter a carência de salas de exibição e a falta de acesso do público brasileiro à produção audiovisual nacional.
2) A GARANTIA DA DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE BRASILEIRA em todas as janelas e em todo o território nacional, através de iniciativas públicas e privadas capazes de formar, envolver e desenvolver os diversos agentes da cadeia produtiva do setor.
3) A DEFESA DOS DIREITOS DO AUTOR E DO PÚBLICO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE SOCIEDADES DE GESTÃO COLETIVA DE DIREITOS, que têm como premissa a unidade de interesses entre o fortalecimento do autor e o acesso da população brasileira à produção audiovisual nacional, garantindo também a participação da sociedade civil na sua regulamentação e do Ministério Público na fiscalização;
4) “A INCLUSÃO, NAS PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DOS FESTIVAIS E MOSTRAS QUE COMPÕEM O CIRCUITO NACIONAL DE EXIBIÇÃO, de valores monetários referentes à premiação de todos os vencedores de todas as categorias em competição, bem como o reembolso dos custos postais e de cópias de todos os realizadores cujos trabalhos venham a ser selecionados para os respectivos eventos e a normatização – em uma análise posterior acordada com as entidades representativas dos Festivais e Mostras – das condições técnicas mínimas para a boa exibição das obras selecionadas, a fim de que sejam respeitados os direitos dos autores e os direitos do público brasileiro.”
5) O INCENTIVO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS E INICIATIVAS PRIVADAS QUE VISEM A UTILIZAÇÃO DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO nas diversas instâncias educacionais do país, evocando a linha aprovada na Conferência de Cultura e assim - em parceria com o Ministério da Educação - sua inclusão na LDB, possibilitando assim mais que somente exibição, mas a qualificação dos profissionais de educação no emprego do audiovisual em sala de aula;
6) O AUMENTO GRADATIVO E PROGRESSIVO DA COTA DE TELA para o audiovisual brasileiro, com a meta clara de alcançar 50% de filmes nacionais nos cinemas comerciais, dentro dos próximos 5 anos, e a inclusão do filme de curta metragem de ficção ou documental, na contabilização da Cota de Tela
7) A VALORIZAÇÃO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO como portadoras de demandas legítimas para formulação de políticas públicas de fomento a formação, produção, difusão e memória do audiovisual nacional;
8) O RECONHECIMENTO DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO COMO UM SETOR ESTRATÉGICO de fortalecimento da cultura nacional e da diversidade cultural do planeta, a partir da exclusão dos países não signatários da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, 2001, nos convênios e ações dos órgãos públicos de cultura do Brasil;
Assim, a ABD Nacional, juntamente com as ABDs dos 27 estados, declara a importância deste encontro na cidade de Vitória, que permitiu a reflexão a cerca dos múltiplos temas, que por hora são centrais na atuação política em prol do audiovisual nacional, e vem conclamar os diversos segmentos organizados da sociedade a ingressar nessa luta, que é de todos: o fortalecimento da cultura brasileira.
uarta-feira, 14 de julho de 2010
ABD/PI apoia Encontro dos Pontos de Cultura

- A ABD/PI, através do Ponto de Cultura ABD/Antares e Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros apoia o I Encontro dos Pontos de cultura do Vale do Gurguéia - Ação Cultural Digital no município de Colônia do Gurguéia-PI. O evento acontece nos dias 12 A 16 DE JULHO.
PROGRAMAÇÃO
DIA 12
9h- Abertura – Representantes do Gov. Federal, Estadual, Municipal e Sociedade Civil
10h30min- Oficina de: Introdução ao Linux ,Trilhas,Teatro de bonecos, Capoeira
12h- Almoço
14h- Oficina de: Blog – Leila “Negalaizz” Lopes,
Vídeo – Balbino
16h- Oficinas de: CompuTambor – Caranguejo , Hip Hop, Fotografia
20h- Janta
22h-Atração Cultural
Dia 13
9h- Roda de Prosa – Software Livre, Cultura Digital -Ações nos Pontos de Cultura Animadores: Sady Jacques- (SERPRO-RS), Caranguejo (MINC),
11h- Oficina de: CompuTambor – Caranguejo, Hip Hop, Trilhas
12h-Almoço
14h- Oficina: Fotografia – Balbino, Capoeira, Teatro de Bonecos,
Matareciclagem
16h- Oficina de: Vídeo, Hip Hop, Trilhas, Blog
20h- Janta
22h-Atração Cultural
Dia 14
9h- Roda de Prosa -Mulheres e as Novas Tecnologias Animadora: Leila “Negalaizz”Lopes – Representante Nacional de Gênero Pontos de Cultura.
11h- Oficina de: Vídeo – Balbino, Capoeira, Trilhas, Compu Tambor
Fanzine
12h- Almoço
14h – Oficina de: Edição de Video
16h- Oficina de: Fotografia, Capoeira, CompuTambor,
Metareciclagem
16h – Oficina de: Fotografia, Blog, Trilhas , Capoeira
20h- Janta
22h-Atração Cultural
Dia 15
9h – Roda de Prosa – Economia da Cultura através da Metareciclagem Animadora: Leila “Negalaizz”Lopes , Caranguejo
11h- Oficina de: Fanzine Digital, Edição de Vídeo, Fotografia,
Teatro de Bonecos
12h- Almoço
14h- Oficina de: Metareciclagem , Teatro de Bonecos, Vídeo, Trilhas,
Troca de Saberes
20h- Janta
22h-Atração Cultural
Dia 16
9h- Oficina de:
Construção blog coletivo dos pontos de Cultura do Vale do Gurguéia
Oficina de Radio Comunitária
Screem (Transmissão ao vivo Internet)
CompuTambor
12h- Almoço
14h- Roda de Prosa – Construindo a Rede dos Pontos de Cultura do Vale da Gurguéia – Balbino,Caranguejo, Negalaizz
16h- Apresentação de Carta e representantes da Rede dos Pontos de Cultura do Vale da Gurguéia
18h- Encerramento
domingo, 18 de abril de 2010
Traga a vasilha [e o seu DVD]!

Os representantes de outros estados presentes ao encontro também apresentaram produções numa sessão Jam Session Audiovisual, onde os realizadores poderão levar seus curtas-metragens de até 15 minutos para serem exibidos. Traga a vasilha [e o seu DVD]! Lá estará o Piauí, que no bojo de sua bagagem preparou um material diverso que muito bem representará nosso estado.
Outro momento enriquecedor são os Grupos de Trabalho ABDs, em que produtores, cineclubes e outros envolvidos com audiovisual debaterão temas como a difusão e distribuição de curtas-metragem. Será produzido ainda Kit Nordeste com produções de todos os estados da região nordeste. Na ocasião a ABD-PI contribuirá com parte do acervo que foi preparado para ser divulgado no Encontro.

Fotos: Leide Sousa
FORUM PRÊMIO CULTURA VIVA
Quando caminhamos por uma trilha como essa, nos deparamos com diversos caminhos. Escolher
entrar à direita, à esquerda ou ir em frente fará diferença na chegada.
O fórum sobre Formação, que se iniciou a partir do texto que segue anexo, rendeu boas conversas
e questões. Aqui entrelaço as idéias de uma teia que foi construída a 12 mãos: Ana Olga, da
Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana (BA); Elizete Caser Rocha, do Projeto
Viagem pela Literatura / Prefeitura de Vitória (ES); Inez Waack, do Instituto Religare (SP); Leide
Sousa, do Ponto de Cultura ABD Antares (PI); Maria Inez Flores Pedroso, do Grupo de Teatro
Estudantil ATIVAR (RS) e Sérgio Brito, do Espaço Cultural Pierre Verger (BA).
Informação X Formação é o que Leide Souza propõe: “a informação gera formação. Quanto mais
informados, mais formados em determinadas áreas seremos. Com a seleção de informação o
processo de formação torna-se mais claro e completo. Tudo que fazemos, até mesmo ir a uma
esquina, precisa de informação. Claro que uma boa seleção dessa informação torna nosso caminho
mais completo.”
TEIA DE TODAS AS ARTES E TODAS AS CORES
terça-feira, 30 de março de 2010
TEIA DE TODAS AS ARTES E TODAS AS CORES
Semana do Audiovisual Piauiense na UESPI

A Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí apoiou estruturalmente o evento no intuito de difundir a cultura do audiovisual piauiense e disseminar a curiosidade pelas produções locais no meio acadêmico, além de divulgar as ações e os cursos desenvolvidos pela Instituição.
O evento contou com a presença de Durvalino Couto, Douglas Machado, Noronha Filho e Valderi Duarte, que palestraram sobre a “História do audiovisual no Piauí – do super 8 ao celular”. A Semana do Audiovisual também contou a história da ABD e seus projetos através da palestra “A ABD e a produção audiovisual do Piauí”, ministrada por Fátima Guimarães e Leide Sousa.
A ABD e o Clube da Fotografia também cederam seus acervos fotográficos para exposição em toda a UESPI. Participaram da Semana, ainda, os grupos musicais Batuque Elétrico, Captamata, Albatroz, Clínica Tobias Blues, Trinco,Último Romance, Taiguara Bruno, Cochá e Eucapiau.
terça-feira, 17 de novembro de 2009



ABD-PI, através do Ponto de Cultura ABD-Antares participa do Fórum de formação de comunicadores culturais em Fortaleza-CE nos dias 15 a 18 de novembro. Organizado pela Rede Social Ponto por Ponto, espaço de comunicação compatilhada do Instituto Paulo Freire reúne pontos de cultura, instituiçoes e pessoas interessadas na constituiçao decomunicação compartilhada, colaborativa e democrática que permeia o interesse e o trabalho desses sobre diversas temáticas
Postado por PONTO DE CULTURA ÁUDIOVISUAL ABD/ANTARES 0 comentários



Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook

Nos seus 36 anos de militância e articulações em prol do audiovisual brasileiro, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-metragistas - ABD Nacional, representando as 27 ABDs em todas as unidades federativas do Brasil, concretizando assim a pluralidade cultural existente em nosso país, comunica a todos que foi eleita, na última terça-feira dia 25 de agosto, durante a reunião já histórica e com apoio de sempre do Festival Internacional de Curtas de São Paulo a nova diretoria da ABD Nacional, gestão (2009-2011).
Foto da Diretoria ABD Nacional
Diretoria ABD Nacional – gestão 2009-2011Diretor Presidente: Solange Lima (BA)Diretor Vice Presidente: Celso Gonçalves (SP)Diretor 2 Vice Presidente: Carlos Dowling (PB)Diretor Tesoureiro: Guto Lima (SC)Diretor 2 Tesoureiro: Aletéia Selonk (RS)Diretor Secretario: Cynthia Falcão (PE)Diretor Institucional: Pedro Lacerda (BSB)Diretor Administrativo: Dario Gularte (RJ)Diretor Comunicação: Daniela Fernandes(MG)Diretor Regionalização: Afonso Galindo(PA)Conselho Fiscal: Clementino Junior (RJ), Caio Plessmann (SP), Sergio Uchoa (AM), Luiz Pires (TO)
quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nos seus 36 anos de militância e articulações em prol do audiovisual brasileiro, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-metragistas - ABD Nacional, representando as 27 ABDs em todas as unidades federativas do Brasil, concretizando assim a pluralidade cultural existente em nosso país, comunica a todos que foi eleita, na última terça-feira dia 25 de agosto, durante a reunião já histórica e com apoio de sempre do Festival Internacional de Curtas de São Paulo a nova diretoria da ABD Nacional, gestão (2009-2011).
Foto da Diretoria ABD Nacional
Diretoria ABD Nacional – gestão 2009-2011Diretor Presidente: Solange Lima (BA)Diretor Vice Presidente: Celso Gonçalves (SP)Diretor 2 Vice Presidente: Carlos Dowling (PB)Diretor Tesoureiro: Guto Lima (SC)Diretor 2 Tesoureiro: Aletéia Selonk (RS)Diretor Secretario: Cynthia Falcão (PE)Diretor Institucional: Pedro Lacerda (BSB)Diretor Administrativo: Dario Gularte (RJ)Diretor Comunicação: Daniela Fernandes(MG)Diretor Regionalização: Afonso Galindo(PA)Conselho Fiscal: Clementino Junior (RJ), Caio Plessmann (SP), Sergio Uchoa (AM), Luiz Pires (TO)
Fonte: lista d edebate da ABD/NACIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário