Durante quatro dias, realizadores latino-americanos e caribenhos de audiovisual se encontraram em Sobral, região norte do Ceará, para o I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe. A cerimônia de encerramento, que aconteceu no último sábado (26), no Teatro São João, homenageou o cineasta Humberto Rios e o prefeito do município, Clodoveu Arruda. A noite também contou com a exibição do documentário “Testigos de un Etnocidio: Memorias de Resistencia”, realizado por outra homenageada da noite, a colombiana Marta Rodríguez.
Outro momento importante do encerramento foi a leitura da Carta de Sobral nos idiomas português, espanhol e guarani, representando todos os povos presentes no encontro. A Carta reuniu princípios e proposições de ações visando ao intercâmbio e à colaboração solidária entre os jovens realizadores de cinema e audiovisual da América Latina e do Caribe.
O Piauí esteve presente nesse importante evento. Através da ABD/PI foram Jaqueline Bezerra, que é artista plástica e documentarista e David Leão, adbista e editor de imagem. Representante da Coordenadoria Estadual da Juventude, Plínio Dumont.
Foto: Jaqueline Bezerra
O I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e Caribe tem patrocínio do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Sobral. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e Sereia Filmes. Os apoiadores são o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), o Conselho Nacional de Cineclubes – CNC, o Encontro de Documentaristas do Século XXI (DOCLAT SEC XXI) e outras instituições internacionais ligadas ao audiovisual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário