quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lançamento do trabalho final dos alunos do Curso de Vídeo Freenet




Durante 12 dias jovens com experiência em ativismo político e produção audiovisual se reuniam em Teresina para participar da oficina do #freenet?. O resultado final será três vídeos colaborativos demonstrando como a Internet impacta a realidade local. O material será apresentado na sexta-feira, dia 01 de fevereiro, no espaço cultural Sambão Baixa D´égua, localizado no Centro de Teresina, a partir das 19h, com entrada franca.

 O Piauí é penúltimo estado no ranking nacional no acesso a Internet - mais de 75% da população não acessa rede - e também detém Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos mais baixos do Brasil (0,703), comparável a países como Tonga, Azerbaijão e Omã. Por outro lado, o forte senso comunitário tem encontrado na rede espaço para transformações por meio de atividades cívicas e culturais.

 As oficinas foram facilitadas pela filmmaker Camila Augustini, a pesquisadora Joana Varon e o ativista Pedro Caribé, e contaram com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí (ABD-PI) e ComRadio do Brasil.

O processo foi viabilizado pelo #freenet?, um projeto coordenado pelo Instituto NUPEF, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Intervozes, e Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS/FGV). O objetivo é realizar um documentário colaborativo que exponha como as pessoas estão atentas aos desafios para assegurar que a Internet se fortaleça sob autonomia e direitos dos usuários respeitados.

 Confira as primeiras informações dos vídeos inspirados nos cinco eixos do #freenet?

Foto: alunos dos curso Freenee

Liberdade de Expressão

 1)A internet nas mobilizações sociais do #contraoaumento e #sosuespis vai abordar o Partido Pirata, o papel a Mídia Livre, a relação dos movimentos sociais na internet e a atuação da mídia tradicional na rede.

 Equipe:

 Brenda Samara Silva Rocha 

 Igor Prado 

 Leonardo Castelo Branco Carvalho

 Sarah Fontenelle Santos

 Wanderson Camêlo Araújo Melo

 Warlen Ranniery Araújo Cruz


 Acesso ao Conteúdo

 2) Os desafios da internet na produção cultural local serão retratados por meio de diversas linguagens como grafite, dança, música e artes visuais, e suas práticas de compartilhamento, a relação com a propriedade intelectual, e os gargalos no acesso e distribuição do conteúdo.

 Equipe:

 Anderson Luiz Mendes da Costa

 Carmen Kemoly da Silva Santos

 Jaqueline Carvalho Bezera

 Maria Luísa Mendes Santos Barros

 Raimundo Nonato da Fonseca Neto

 Wellington Demes Coelho de Sousa

 Acesso à infraestrutura

 3) Uma reflexão sobre as desigualdades no acesso, a Internet na conquista de direitos fundamentais ,as políticas públicas de inclusão impulsionadas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), e a fiscalização às operadoras através da Anatel.

 Equipe:

 Anna Raquel de Souza Vieiera

 Denise Batista Pereira Medeiros

 Javé Monte Uchôa 

 Jell Carone Sousa dos Santos

 José Valmir Macêdo de Sousa

 Lise Mariane Moura de Souza

Texto: do facebook de Jaqueline Bezerra aluna do curso Freenet

ABD/PI fortalecendo o audiovisual no Piauí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário