terça-feira, 3 de abril de 2012

Dia Nacional do Curta




  04 de abril é uma data marcante para os amantes do cinema, e, em especial, aos fãs dos curtas. É comemorado o Dia do Curta Metragem Brasileiro, dia de reflexão sobre a produção nacional e compartilhamento de obras. E para não deixar o dia passar em branco, a Casa da Cultura em parceria com a ABD- Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas- realizam sessões gratuitas a partir das 18h com cinema piauiense.

A data foi instituída pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas (ABD Nacional) e visa chamar a atenção para este formato de narrativa audiovisual de extrema riqueza que, com poucas exceções, não encontra guarida nas salas comerciais de cinema e nas redes de televisão. Neste ano, o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) somam-se à Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas (ABD Nacional) em uma ação em rede com atividades em diversos cantos do país, inclusive em Teresina.

Na Casa da Cultura de Teresina, serão realizadas sessões especiais com produções piauienses com participação do cineasta Monteiro Júnior, que mediará um debate sobre cinema com o público. Entre as obras exibidas teremos “Num se pode”, de Alunos oficina FUNDAC e ABD/PI, “O Cine Rex e Nós”, e “O homem sem uma câmera”, de Allan Sampaio, “Entrelinha”, “A partida”, “Dois Momentos”, “O Grito”, de Alunos Programa Intensivo de Cinema NPD Fotógrafo José Medeiros, bem como “Vida de Cão”, uma produção dos alunos curso de cinema da Casa da Cultura e “Mercado Central”, dos alunos do curso ABD/PI.

A Casa da Cultura é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e fica localizada na Praça Conselheiro Saraiva, no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário