quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ABD-Nacional elege nova diretoria

Diretoria ABD/Nacional

Nos dias 21 e 22 de setembro, durante o 10º Festival de Cinema de Maringá, no Paraná, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas – ABD Nacional – celebrou seus 40 anos reunindo ex-presidentes e representantes das ABDs de todo país e realizando a eleição e a posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2013/2015. No encontro, foi redigida ainda pelas ABDs estaduais, a “Carta de Maringá” (que segue abaixo).
Na homenagem esteve presente um dos fundadores e ex-presidente da entidade, Sergio Santeiro, e os ex-presidentes, Marcelo Laffitte e Guigo Pádua, que fizeram um emocionante apanhado histórico de como a ABD Nacional se transformou nessa importante entidade política presente em todas as regiões do Brasil.
Em continuidade ao processo de descentralização da entidade, a Assembleia Geral da promoveu, mais uma vez, a alternância regional em sua direção, visto que o primeiro presidente da região Sul, Jaime Lerner, empossou nesta ocasião, o primeiro presidente eleito pela região Centro-Oeste, André Leão (DF).
As comemorações dos 40 anos da ABD Nacional continuarão até agosto de 2014 por todas as regiões do Brasil. Em Goiás, a homenagem será feita pelo ICUMAM e pela ABD-GO, no próximo mês, durante a cerimônia de premiação da 13ª Goiânia Mostra Curtas.

Nova Diretoria da ABD-Nacional (biênio 2013/2015)

Presidente: André Leão – DF
Vice-Presidente: Marco Aurélio Ribeiro – MG
Secretário-Geral: Bruno Carvalho Cardoso – RS
Diretor Administrativo-Financeiro: Leandro Cunha – GO
Diretora de Comunicação: Caroline Marins – SC
Diretora de Integração Regional do Norte: Ana Vidigal – AP
Diretor de Integração Regional do Nordeste: Duarte Dias – CE
Diretor de Integração Regional do Centro-Oeste: Erasmo Alcântara – GO
Diretor de Integração Regional do Sul: Antonio Martendal – PR
Diretor de Integração Regional do Sudeste: Frederico Cardoso – RJ
1º Suplente: Rafaella Fantauzzi – MG (Coordenadora de Projetos)
2º Suplente: Cristiana Nogueira – AP (Coordenadora de Comunicação)
3º Suplente: Francis Vale – CE (Coordenador de Acervo e Memória)
Conselheiros Fiscais:
Bruno Luiz Moura – RN, Guto Pasko – PR e Jaime Lerner – RS.
Suplente do Conselho Fiscal: Lícia Brancher  – SC.


Presidentes das ABDs Nordeste


CARTA DE MARINGÁ

Reunidas na comemoração dos 40 anos de fundação da Associação Brasileira de Documentaristas, as ABDs de todo o país e a ABD-Nacional vêm a público agradecer a generosa acolhida pelo Festival de Cinema de Maringá. Em sua 10a edição, o evento promoveu a exibição de filmes em 21 pontos da cidade e região, bem como palestras, debates e distribuição de prêmios.

Agradecemos a presença dos ex-presidentes da entidade que compareceram ao encontro. Lamentamos a ausência dos antigos companheiros de ABD, que hoje ocupam a direção de organismos estatais, como a Secretaria do Audiovisual – SAv e a Agência Nacional do Cinema – Ancine, que não estiveram presentes nesta celebração, bem como não enviaram nenhum representante de seus organismos para contribuir com nosso debate. É um privilégio poder reunir tantas visões políticas e artísticas e promover a troca de experiências entre os diversos estados brasileiros aqui representados. Privilégio que não pôde ser compartilhado por companheiros que militaram na ABD em gestões passadas.

É com preocupação que também relatamos o desinteresse perante a Jornada de Cinema da Bahia, espaço onde foi fundada a ABD e que comemoraria 40 anos em 2013 caso os órgãos estatais tratassem com cuidado esta importante página na memória do cinema brasileiro. A ABD Nacional reconhece a importância da Jornada, como um foco de luta e resistência, tendo a frente o cineasta Guido Araújo que aqui recebe a nossa mais afetiva homenagem. Esperamos mais uma vez que não se ausente o Estado na responsabilidade de manter viva a chama da Jornada, que é também a nossa chama, que nos viu nascer e anima o nosso estado de espírito.

Mesmo com a Jornada não podendo receber nossa comemoração, mantemos nosso compromisso com a descentralização e a valorização da diversidade do audiovisual realizando o encontro em Maringá, no interior do Paraná, estado com crescente e rica produção cinematográfica. Por uma feliz coincidência, o Festival é dirigido por Pery de Canti, filho de um dos fundadores da ABD, Iberê Cavalcanti, que aqui nos fez uma excelente acolhida possibilitando um reflorescimento do espírito abedista. 

Diante do exposto, nestes 40 anos de ABD, reafirmamos nosso compromisso com a luta por um audiovisual livre, independente e plural. Desejamos que todo investimento destinado à produção chegue nas telas do interior do país e nas periferias. Que a televisão reflita o espírito crítico, presente na história de nossa produção cinematográfica. E que cada vez mais realizadores independentes sejam incluídos neste momento do audiovisual brasileiro.
Pres. ABD/PI Leandro Milú e Documentarista Sergio Santeiro

Fonte: ABD - Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário