10 anos da ABD/PI fortalecendo audiovisual no Piauí

Nesses 10 anos de luta pelo fortalecimento do audiovisual no Piauí, só temos a agradecer nossos abdistas de luta constante, trabalhando feito formiguinhas para apresentar resultados positivos. Resultados esses como o Ponto de Cultura ABD/Antares, cineclube ABD/Antares e Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros. Parcerias fortes como o Canne - Centro Audiovisual Norte-Nordeste, IPHAN Piaui, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura Governo do Estado do Piauí, Fundação Cultural do Estado - FUNDAC. LUZ, CÂMERA E AÇÃO..Roberto Sabóia Fred Maia Leandro Milu Leide Sousa Fátima Guimarães Zé Piau Kleyton Marinho Alexander Galvão Max William, Anderson, Aristóteles Costa, Alan Sampaio, Dogno Içaiano, Gardiê Silveira, Douglas MAchado, Daniela Silva, Aline Sumiko, Isabel (BEL).APLAUSOS.





Governo do Piauí assina com MINC convênio ao audiovisual

Após as comemorações de dez anos da Associação Brasileira de Documentaristas no Piauí, ocorrida na noite do dia 30 de setembro, na sede da agremiação, com direito a apresentação de teatro, bolo e velas, exibição de cinema e shows com artistas da terra, o Piauí começou com o pé direito, nesse 1º. de setembro.

O Governador do Estado do Piauí, Wilson Martins, assinou em encontro, às 8 da manhã, no Palácio do Karnak, convênio de benefício ao audiovisual local, envolvendo a Secretaria Nacional de Audiovisual do Ministério da Cultura, representada pelo secretário Leopoldo Nunes e a ABD PI.

Recursos do Ministério da Cultura, da ordem de R$ 1.200.000,00 e a contrapartida do Governo do Estado, no valor de R$ 236.000,00, o convênio beneficiará projetos de políticas públicas ao audiovisual e pontos de cultura da área e o fortalecimento dos cines cultura espalhados pelos municípios do Piauí. 65 municípios serão contemplados com o recurso do convênio fechado entre as instituições públicas e o ponto de cultura ABD Piauí/NPD Núcleo de Produção Digital e fortalecerá projetos audiovisuais piauienses.

A reunião que contou com a presença do Governador Wilson Brandão, da Presidente da Fundac, Bid Lima, do Secretário Nacional de Audiovisual do MINC, Leopoldo Nunes, do deputado estadual do PT Fábio Novo, de Roberto Saboia, da diretoria da ABD e do Presidente da Associação de documentaristas do estado, Leandro Milu, deixou mais oxigenado o movimento de produtores e realizadores da cultura audiovisual da cidade e estado do Piauí.

Para a Presidente da Fundac, Bid Lima, a assinatura desse convênio foi de extrema importância à cultura local, pois trará recursos ao Estado e reativa projeto que estava parado há algum tempo. “Estou muito feliz pelo empenho do governador Wilson Martins, que nos apoiou em mais essa ação cultural e agradeço a gentileza do secretário nacional de audiovisual, Leopoldo Nunes, por ter se deslocado para Teresina, participado das festividades dos 10 anos da ABD no Piauí e, especialmente, pelo esforço pessoal para que concretizássemos a assinatura de convênio que beneficiará projetos audiovisuais em nosso estado,” aponta.






Governo e MinC firmam parceria para 

instalação de 65 cineclubes no Piauí


Arte e cultura pra 10 anos
por maneco nascimento

Na noite do dia 30 de setembro, na sede da Associação Brasileira de Documentaristas no Piauí - ABD PI, na Jônatas Batista, 841, centro norte, reuniram-se artistas, cinéfilos, diretores, atores, produtores e aficcionados em cinema, autoridades municipais, estaduais e federais para tratar de arte e cultura de uma década de serviços prestados pelo Ponto de Cultura e Núcleo de Produção Digital – ABD/NPD Piauí.

A partir da 18 horas, o Grupo de Teatro de Rua Sinos apresentou o novo espetáculo da Cia., “Contos e Causos do Interior”. Na linguagem da cultura popular da quadrinha e rimados da poesia aproximada de cordel, os atores demonstraram sua arte de rua como pregoeiros à feira vendendo seu peixe. Um bom mercado de futuros e negócios da cena livre que o Sinos de Teatro tem desempenhado em suas experiências de dramaturgia creditada.

Grupo Sinos de Teatro

Na sequência da programação de uma década da ABD PI foram abertos os serviços oficiais de falas e reiterações do aniversário festejado. Leopoldo Nunes, secretário nacional de audiovisual do Ministério da Cultura, iniciou esse momento lembrando nomes que construíram a Associação.




Entre os lembrados, Dogno Içaiano, um dos criadores do movimento da agremiação audiovisual local. Também apontou Roberto Sabóia, Fred Maia, Fafá Guimarães, Alex Galvão, entre outros, e falou do convênio de recuperação de políticas públicas ao audiovisual em pontos de cultura e cines cultura do estado. Lembrou ter estado no início da criação da ABD Piauí e de sentir-se orgulhoso de voltar em tempo que, uma década de fomento à área estava sendo comemorada.


Sec. SAV Leopoldo Nunes e Pres. da FUNDAC Bidi Lima
Bid Lima também acrescentou, em suas falas, sobre o papel de construtores criadores, realizadores apaixonados e facilitadores de registros, através de uma câmera e os desdobramentos às falas sociais que, para a Presidente da Fundac, nos representam e posterizam nossos bens materiais e imateriais de cultura manifestada. O deputado Fábio Novo também homenageou pessoas construtoras da ABD local e provocou a Associação a promover um Festival de Cinema que envolvesse os realizadores e materializadores da boa qualidade audiovisual que já se produz no estado.

Presidente da ABD/PI Lenadro Milú
O Presidente da ABD Piauí, Leandro Milú, em suas falas, reiterou a campanha eficiente que se tem implementado nesse histórico de uma década e as parcerias que muito deram certo e que continuam rendendo bons resultados. As relações produtivas conquistadas com centros realizadores de audiovisual têm possibilitado que estes emprestem suas experiências e facilitem a capacitação que a cidade e os associados da ABD conquistaram.


Houve ainda o corte do bolo, a exibição do filme documentário “O rio de minha aldeia”, de Rogério Newton e a noite seguiu com shows da Banda Fábula, Zé Piau e Roraima e Banda.

Bandá Fábula
Zé Piau e Roraima

Quem não curtiu a noite de 10 anos da Associação Brasileira de Documentaristas no Piauí, perdeu uma boa chance de conviver com arte e cultura pra uma década festejada. Que venham + dez, a ABD Piauí está preparada para uma ideia, uma câmera e um amor continuado de documentaristas e cinéfilos em ação.

Fátima Guimarãs, Antero Costa e Leide Sousa




 Galeria de Fotos de 10 anos 
Fotos de: Antero Costa, Barbara Nepomucendo e Junior Alencar (site: teresinadiario)




 
 








Antero Costa e Zé Piau




Leandro Milú e Leopoldo Nunes 

 Leandro Milú, Norma Soely, Leopoldo Nunes e Leide Sousa


 Banda Fábula


 Produtora Leide Sousa e Cantor Roraima

Banda Fábula



Zé Piau e Roraima 

 Diretora de Teatro Norma Soely e Renato Lellis da LFG



Cartunista Dino Alves e Elisângela

Monteiro Junior

Documentarísta Douglas Machado e Diretora de Teatro Norma Soely Guimarães



Documentarista Douglas Machado






Abdista Francisvaldo


Noronha Filho e Roraima






Dep. Fábio Novo



Fred Maia



Roberto Sabóia ABD/PI

 Atriz Silmara Silva e Jornalista e Bailarina Débora Radássi



 Chegada em Teresina - Recepção ABD/PI e FUNDAC

 Chegando em Teresina


 Conhecendo a ABD/PI e seu acervo


 Sala de Música da ABD/PI
 Sala de Música

 Sala Cineclube ABD/Antares: Leopoldo Nunes, Roberto Sabóia, Leandro Milú e Fred Maia
  SAV Leopoldo Nunes conhencendo a Sala do Cineclube ABD/Antares




 SAV Leopoldo Nunes


Sec. da Juventude Karina 


Pres. da ABD/PI Leandro Milú

Parabéns da ABD/PI






 Pres. da FUNDAC Bidi Lima, Dep. Fábio Novo, Sec. SAV Leopoldo e Pres. da ABD/PI Leandro Milú

 Corte do bolo Sec. SAV Leopoldo Nunes e Pres. da ABD/PI Leandro Milú

 Grupo Sinos de Teatro


 Reunião com Gov, Estado do Piauí para assinatura do Convênio
Reunão com Gov. Estado do Piaui



Nenhum comentário:

Postar um comentário