CINECLUBE ABD/ANTARES





Casa Odilon Nunes: inaugurado o Cine Clube de Amarante

Foi inaugurado ontem, 27, no museu Odilon Nunes o Cine Clube, um espaço equipado com um kit de cinema doado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além de 36 kits implantados no Piauí pelo Ministério da Cultura, através de edital, 04 kits semelhantes foram instalados sob forma de doação pelo IPHAN em todo o estado, sendo a casa de cultura de Amarante contemplada em razão de sua importância histórica para o Piauí.

A abertura e a apresentação do Cine Clube foi feita por Roberto Sabóia, coordenador do programa Mais Cultura do Piauí, com a presença da população amarantina incluindo grandes nomes da cultura de Amarante.

O kit contém um projetor multimídia, uma mesa de som, quatro caixas de som, microfone sem fio, uma filmadora e uma tela. “O mais importante nos Cine Clubismos são as discussões relativas aos filmes e aos documentários exibidos com personagens e autores”, diz Sabóia.

A estreia do Cine Clube aconteceu às 19h20min, na sala de cinema da Casa Odilon Nunes, com a exibição dos filmes “Cumbuca de Quilombo” (uma realização da ABD/PI através do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros, Ponto de Cultura ABD/Antares e 19° Região IPHAM); e “O Sonho de Manoel Messias” (gravado por uma equipe de professores e técnicos de Teresina do Ponto de Cultura Audiovisual ABD/ANTARES e Núcleo de Produção Digital do Piauí (NPD-PI) Fotografo José Medeiros)

O filme “O sonho de Manoel Messias” foi lançado ontem em todo o Brasil e relata a história de um jovem com infância difícil, de superação, de perdão e de um sonho a ser realizado: se tornar cantor de toadas de grandes rodeios e gravar um CD. Um dos pontos positivos é que o Cine Clube de Amarante irá exibir filmes nacionais simultaneamente em todo o Brasil no dia do lançamento em mais de 1000 Cine Clubismos.

A entrada no Cine Clube de Amarante para assistir aos filmes será gratuita. Outro ponto importante é a realização de pedidos de filmes direto com a Programadora Brasil (do governo federal), através da internet para o Cine Clube. O programa disponibiliza um enorme acervo de filmes novos e antigos já catalogados, tudo gratuitamente. Depois de recebidos, os filmes farão parte do acervo do Cine Clube do município.

Todos nós fomos agraciados com este projeto que enriquecerá ainda mais a nossa cultura. Se nesse aspecto, somos ricos, esta conquista somente irá somar conhecimentos. É também uma forma de fazer socialização através do cinema, disse Danilo Costa, técnico cinematográfico e ator.

CINE CLUBE DE AMARANTE



Fonte: http://www.meionorte.com/amarante/casa-odilon-nunes-inaugurado-ontem-o-cine-clube-de-amarante-174509.html



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010



workshop - conhecimento do cinema piauiense ,ministrado por Roberto Sabóia e Zé Piaú na  Sala do Cineclube ABD/Antares, para os alunos: Unidade Escolar Dina Soares  no dia  09/12/10.







quarta-feira, 20 de outubro de 2010


Progamação do Cine Clube ABD / Antares -PI








quarta-feira, 6 de outubro de 2010



o Curta Metragem LÁ VEM A BARRA DO DIA , foi selecionado para participar da Mostra Competitiva de Curta Metragem Pontos de Cultura, a ser realizada na cidade de Floriano/PI no período de 16 a 20 de novembro de 2010, sua exibição está definida para o dia 16/11/10 às 20H, no Cine-Teatro Maria Bonita.



quinta-feira, 23 de setembro de 2010




quarta-feira, 18 de agosto de 2010



quarta-feira, 21 de julho de 2010




segunda-feira, 5 de julho de 2010



quarta-feira, 23 de junho de 2010


Cine Piauí no 27º Salão de Humor do Piauí

Realizado entre os dias 14 e 20 de junho o 27º Salão Internacional do Humor do Piauí nesta edição de 2010 contou com parceiros que contribuíram para diversificar a programação. Preenchendo todo o complexo cultural da Praça Pedro II no centro de Teresina o Salão de Humor trouxe no conjunto de suas atrações o Cine Piauí, uma pareceria com a ABD-PI.


No espaço do Cine Piauí foram exibidos, sempre a partir das 19 horas, as mais destacadas produções do Estado. Sejam produções independentes ou em parcerias com instituições do estado, o Cine Piauí apresentou dentro do Salão do Humor outras faces do Piauí, histórias e memórias de nosso povo.
No primeiro dia o Cine Piauí apresentou produções realizadas em parcerias com o IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] que retratam as vivencias de comunidades quilombolas do Piauí. Além de curtas produzidos pela ABD-PI nos povoados de David Caldas, Divinópoles, Liberdade, Novo Nilo, e no município de União.
O segundo dia de evento trouxe para o espaço Cine Piauí uma das produções mais comentadas e assistidas de nosso Estado, o longa-metragem Ai Que Vida, do cineasta Cícero Filho. “Tivemos a presença de várias crianças aqui, todo mundo adorou o filme, que já é consagrado como um dos melhores filmes piauienses”, afirma uma das organizadoras do espaço, completando que o mérito deve ser dado à presidência da ABD, responsável pela seleção do material.

[Jornalista, Escritor e Cieasta Monteiro Junior]
O Cine Piauí apresentou na quarta feira a produção do cineasta, escritor e jornalista Monteiro Junior. Foi a vez de Dona Maria, filme que demorou cinco anos para ser concluído, conta a emocionante historia de uma senhora solitária que depois descobre ter uma filha, a partir de então se desenrola a história. O filme apresenta a união de estilos, juntando documentário e ficção numa mesma obra. Segundo Monteiro Junior o lançamento do filme, em 2010, foi bastante prestigiado, sendo que muitas pessoas nem conseguiram assisti-lo por conta da lotação da Sala Torquato Neto, onde foi exibido.


[Albert Piauí, presidente da fund. do Humor do Piauí] 
O ultimo dia de exibição no Cine Piauí contou com as produções do documentarista Noronha Filho. Seu João, documentário produzido na década de 70, e Balandê Baião, produzido no município de Monsenhor Gil, encerram as exibições no Cine Piauí, dentro da programação do Salão de Humor do Piauí, sem dúvida um dos maiores e mais importantes Salões do Brasil.



CINE + CULTURA, PROGRAMAÇÃO DO DIA O6/05/2010.ABD/ANTARES.‏



terça-feira, 12 de janeiro de 2010



terça-feira, 28 de julho de 2009


CIRCUITO CINECLUBISTA


A Associação Brasileira de Documentaristas –ABD/PI, através do Cineclube ABD/PI, com apoio da Fundação Cultural do Estado do Piauí-FUNDAC – complexo Cultural Clube dos Diários e do Clube do Vinil de Teresina, irá realizar dia 30 de julho as 19:00 horas no Complexo Cultural Clube dos Diários, espaço cultural Ozório Junior a projeção dos filmes “Patativa do Assaré: Ave poesia”, do cineasta cearense Rosemberg Cariri e “Chama Verequete”, dos documentaristas Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira.

Realizado pelo CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros /Filmoteca Carlos Vieira, o Circuito Cineclubista “Democratizando o Audiovisual”, conta com o apoio e parceria do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, da ABDn - Associação Brasileira de Documentarista e da CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural e dos realizadores que disponibilizaram gratuitamente os direitos de exibição de suas obras ao CNC.
Após a exibição do filme, haverá sarau Patativa do Assaré (roda de Poesia) com artistas da terra e Radióla Cultural, o melhor do vinil.
CHAMA VEREQUETE

Leide Sousa             (86) 8849-0127      

PROGRAMAÇÃO:
19:00 HORAS – EXIBIÇÃO DOS FILMES CHAMA VEREQUETE E PATATIVA DO ASSARÉ: AVE POESIA.

20:00 HORAS - SARAU PAPATIVA DO ASSARÉ (RODA DE POESIA COM ARTITAS DA TERRA)

21:00 HORAS – RADIÓLA CULTURAL, O MELHOR DO VINIL



sexta-feira, 12 de junho de 2009


CIRCUITO PATATIVA DO ASSARE E MESTRE VEREQUETE

Amigos cineclubistas,
O Cineasta Rosemberg Cariri disponibilizou ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e a Filmoteca Carlos Vieira os direitos de exibição e cópias de seu último documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, recentemente lançado, que traz à tela a vida e a obra de um dos maiores poetas populares brasileiros.Da mesma forma, os documentaristas Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira disponibilizaram o documentário poético "Chama Verequete" que aborda a vida de Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará, o Carimbó, que legitimou e divulgou pelos quatro cantos o Brasil.Em contrapartida às generosas ofertas destes cineastas, o CNC e a Filmoteca comprometeram-se a organizar o lançamento e um circuito de exibição destes dois documentários e encaminhar boletins de exibição e relatórios detalhados sobre as exibições dos filmes.Durante a última reunião da Diretoria do CNC, realizada em Atibaia, SP; deliberou-se que, visando dar maior visibilidade a esta ação, a organização do lançamento e do circuito de exibição destes documentários, que comporão uma única programação, deverá ocorrer e se extender durante todo o próximo mês de julho.Aos cineclubes participantes serão disponibilizados sem qualquer ônus:* cópia dos documentários em DVD;* release básico de divulgação;* modelo padrão de cartaz, folder e filipeta;* modelo padrão de boletim-relatório de exibição;
Os Cineclubes interessados em participar do circuito devem preencher a ficha abaixo e encaminhá-la até o dia 20 de junho para o endereço eletrônico:circuito.patativa@cineclubes.org.br
Relação dos Cineclubes que já confirmaram participação no Circuito Patativa do Assaré & Mestre Verequete
CC ABD Antares - Teresina
PI
CC da ABD&C - RJ - Rio de Janeiro, RJ;
CC Amazonas Douro - Belém, PA;
CC Amoeda Digital - Recife, PE;
CC Bancários - Brasília, DF
CC Baré - Manaus, AM
CC Casa de Cultura de Sorocaba - Sorocaba, SP;
CC Casarão 337 - São Luís, MA;
CC Casarão Universitário - São Luís, MA;
CC Consciência - Jundiaí, SP
CC de Bragança Paulista - Bragança Paulista, SP;
CC do Bom Jardim - Bom Jardim, PE;
CC Embu das Artes - Embu das Artes, SP;
CC Farol - Fortaleza, CE
CC Irmão Sol, Irmã Lua - Ijuí, RS;
CC Juparanã - Linhares, ESCC Nagetu - Belém, PA;
CC Osvaldo de Oliveira - Itu, SP;
CC Papa-Jaca - Santo Antonio de Jesus, BA
CC Xaréu - Arraial do Cabo, RJCC Universitário - São Luis, MA;
Cine Sobremesa - Fortaleza, CE;
Cine Sucupira - Miranorte, TO;
Coletivo do Vídeo Popular - São Paulo, SP;
Crec - Centro Rioclarense de Estudos Cinematográficos - Rio Claro, SP;
Difusão Cineclube - Atibaia, SP;
Instituto Humberto Mauro - Belo Horizonte, MGI
ntervenções Humanas - Fortaleza, CE;
Subvercine - Fotaleza, CE;

terça-feira, 9 de junho de 2009


ABDPI APOIA SALIPI

SALA DE VÍDEO ‘TORQUATO NETO’
SEGUNDA 08/06
Exibição dos filmes: SANEAMENTO BÁSICO (Jorge Furtado) / CINE REX E NÓS (Alan Sampaio) / BRUMA (Fábio Crazy e Galvão Jr.)
Nas sessões: 9h / 12 / 18
TERÇA 09/06
Lançamento do filme: O RETORNO DO FILHO (Douglas Machado)
Nas sessões: 9h/ 12h / 18/h - seguidas de bate papo com o diretor

QUARTA 10/06
Mostra DOC TV: CAPIVARA (Karina Matos) / O CORPO SUBTERRÂNEO (Douglas Machado) / TERRA TECIDA (Juliana Campos) / DIVINO ENCANTO (Luciano Klaus) / O RETORNO DO FILHO (Douglas Machado)
Nas sessões: 9h / 12h / 18h
QUINTA 11/06
Exibição dos filmes: CAFUNDÓ (Paulo Betti) / OEIRAS CAPITAL DAS TRADIÇÕES ( Dogno Içaiano ) O MILAGRE DE SANTA CRUZ (Dogno Içaiano ) / Nas sessões: 9h / 12h / 18h
SEXTA 12/06
Exibição dos filmes: A HISTÓRIA REAL (Andrea Pasquim) / ÁTIMO (Romeu di Sessa) / O TRABALHO DOS HOMENS (Fernando Bonassi) / OS IRMÃOS WILLIANS (Ricardo Dantas) / TIPOS INTROMETIDOS (Fábio Durand) / TODO DIA TODO (Flavio Frederico) / UM LADRÃO (Arlindo de Almeida Jr.)
Nas sessões: 9h / 12h / 18h
SÁBADO 13/06
Exibição dos filmes: ÁRIDO MOVIE (Lírio Ferreira) / CASCATINHA (Alan Sampaio) / DOIS MOMENTOS (Jonathas Souza) / CUMBUCA DE QUILOMBO (Roberto Sabóia e Ricardo Augusto) / O SEGREDO DO GRITO (Paulo Rogério Brito)
Nas sessões: 9h / 12h / 18h
DOMINGO 14/06
Exibição dos filmes: GREGÓRIO DE MATOS (Ana Carolina) / UM COPO DE CÓLERA (Aluízio Abranches)
Nas sessões: 9h / 12h / 18h













































































































































































































































































































































































QUARTA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO DE 2007

Por meio do Ponto de Cultura ABD/Antares e do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo Jose Medeiros, a Associação Brasileira de Documentaristas vem mostrando serviço em promoção de oficinas e workshops, apoio e produção de vídeos no Piauí. Agora, durante o Festival de Vídeo de Teresina, a ABD-PI apresenta alguns de seus filmes.

Na edição de 2007 do festival, a associação de documentaristas entrou com três filmes de sua produção e apoio. São eles: "Fábrica de Manteiga do Sertão do Piauí", "Cumbuca de Quilombo" e "Cascatinha". O primeiro a ser exibido será o "Fábrica de Manteiga do Sertão do Piauí", no dia 5 de dezembro, que narra a historia dos trabalhadores da fábrica e sua historia, contada por eles próprios. A direção é de Roberto Sabóia e Ricardo Augusto. No dia 6 é a vez de "Cascatinha", um filme produzido pela turma de alunos do curso de produção ministrado por Jean Robert em Teresina, com promoção da ABD-PI. Por fim será o "Cumbuca de Quilombo", no dia 7 de dezembro, que tem direção de Roberto Sabóia e Ricardo Augusto e conta um pouco do Samba de Cumbuca oriundo da comunidade Salinas, no município de Campinas do Piauí.

Para o Festival de Vídeo de Teresina, foram selecionados 50 filmes, a serem exibidos durante toda esta semana na Casa da Cultura, às 18h30, no Espaço Cultural Trilhos, às 19h, Teatro do Boi, às 19h, e Teatro João Paulo II, a partir das 15h [somente de terça a quinta].

Vários filmes foram produzidos com o apoio do Ponto de Cultura ABD/Antares e do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo Jose Medeiros – comandado pela ABD-PI, e muitos outros ainda estão em produção. Recentemente, foi realizado o Programa Intensivo de Cinema, de onde saiu cerca de vinte alunos capacitados na área de cinema e cinco filmes produzidos para o fim do curso.

QUARTA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO DE 2007


4ª Oficina de Capacitação no Território da Serra das Confusões

O Ponto de Cultura ABD/Antares e o Núcleo de Produção Fotógrafo Jose Medeiros realizaram na última semana de novembro a 4ª Oficina de Capacitação no Território da Serra das Confusões. O evento, em parceria com a Casa Brasil, promoveu a realização de oficinas culturais para inclusão digital para adolescentes e jovens freqüentadores dos 10 tele centros localizados no território Serra das Confusões nos municípios de Canto do Buriti, Brejo do Piauí, Tamboril, Anísio de Abreu, Jurema, Caracol, Guaribas, Santa Luz, Cristino Castro e João Costa.

As oficinas de capacitação audiovisual para os jovens utilizaram o KIT multimídia dos Pontos de Cultura de Canto do Buriti, Anísio de Abreu, Bom Jesus, Redenção do Gurguéia, Colônia do Gurguéia, no total de 12 participantes Tendo como produto final à produção de um Vídeo Documentário, com registros do evento.

No evento ainda foram realizadas apresentações artísticas e de vídeos produzidos pela ABD-PI, Ponto de Cultura ABD/Antares e o Núcleo de Produção Fotógrafo Jose Medeiros. Um "lambe-lambe" (câmera fotográfica popular) foi instalado no evento para registrar o público presente. Alem disso, três filmes foram produzidos pelos alunos da Oficina de Cinema: "Se Beber não Dirija", "A Volta" e um documentário intitulado "Cristino Castro".

A iniciativa das Oficinas contou com a parceria da Caixa Econômica e do Ministério da Cultura, ABD-PI, Ponto de Cultura Audiovisual ABD/Antares e do Núcleo de Produção Digital da rede olhar Brasil "Fotógrafo José Medeiros".



QUARTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2007


'Amostra Cumbuca Cultural' reúne bandas para gravação de DVD

Dia 1° de Novembro, acontece a primeira “Amostra Cumbuca Cultural”, no Espaço Cultural Noé Mendes, às 19h00 com shows das bandas Roque Moreira, Batuque Elétrico, Captamata e Validuaté. Na oportunidade ainda haverá exibição de curtas e clipes piauienses e o lançamento da banda Cadêloscopos. A Amostra resultará em um DVD com shows das quatro bandas do Cumbuca. Uma realização em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas – ABD e Chroma Vídeo Produtora Ltda. A captação do áudio fica por conta do Patativa Estúdio.

Os grupos que encabeçam o movimento são: Batuque Elétrico, Captamata e Validuaté. Essas bandas juntas produziram os shows "Balaio de Gato" e "Baile Muderno", em algumas edições. Sempre trazendo como atrações as três bandas, mais uma banda nova ou algum nome já reconhecido da música do estado. Todos esses shows foram feitos para se estreitar o laço de parceria entre essas bandas e outras da cidade, mas sempre de olho em algo mais além. E dessa vez eles concretizam mais um projeto em busca da valorização e divulgação da música do estado: a gravação de um DVD.

"Acredito que estamos prestes a obter um material de alta qualidade, um forte instrumento de difusão da produção musical piauiense. Com o DVD pretendemos levar um pouco de nosso trabalho para outros municípios do estado bem como outros estados, além, é claro, da divulgação pela internet que é fundamental. Com a formação desse grupo, o Cumbuca, pretendemos iniciar a organização de algo que pode resultar em um forte movimento cultural no estado. As bandas sozinhas dificilmente tem oportunidade de gravar um DVD. Mas em conjunto, com maior envolvimento dos artistas e em parcerias com técnicos que acreditam no projeto, poderemos produzir muitas coisas que enriqueçam a cena cultural do estado", resume o vocalista Quaresma, da banda Validuaté.

Eles estão tecendo um movimento. Embora muitos afirmem que a música do estado ainda não possui um. Para Joe Ferry, integrante da banda Captamata, o "Cumbuca Cultural representa um movimento artístico, plural, heterogêneo, porém incipiente. Há muito o que aprofundar na organização deste movimento. É a união, principalmente das bandas, em torno de um sentimento fortificador da cultura produzida no nosso estado (PI). Todas as pessoas envolvidas nesse movimento têm ciência da importância de valorizar o que é produzido no Piauí, não de forma bairrista, mas reconhecendo a qualidade das produções artísticas do Estado. A idéia de Cumbuca é a de uma mistura, de interação, uma dialética entre artistas e público e entre as várias vertentes artísticas".

O certo é que eles estão produzindo músicas à balde, tocando incansavelmente em busca da divulgação de sua arte, e agora conseguiram por de pé mais um projeto - que é a gravação desse DVD. Se conseguirão juntos forjar um movimento artístico, só o tempo dirá. Mas, com certeza, não estão esperando cair do céu. Eles estão na batalha, emgrossando o caldo da cumbuca. conseguindo vitórias, cada uma a seu tempo. Quem curte as músicas dessa geração de músicos pode participar de tudo isso, basta aparecer por lá. Os ingressos serão a preço bem popular: apenas R$ 2,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário