DIRETORIA




No dia 21/04 as 10h  na sede da ABD/PI realizou-se a Assembléia Geral Ordinária para Eleição da Diretoria.. Após relatório de atividade e prestação de contas apresentada pela diretoria, foi solicitado pelo presidente da Comissão eleitoral Ací Câmpelo, a apresentação das chapas para concorrer a eleição. Sendo apresentada uma  única chapa, foi eleita pelos  sócios presentes a nova diretoria da ABD/PI.
Presidenta: Francisca Fátima Guimarães Rocha
Vice-Presidente: Leandro de Sousa Silva
Secretário: José Araújo Teixeira Filho
Tesoureiro: Roberto Carlos Bonfim de Sabóia
Primeiro Suplente: Mário Platão
Segundo Suplente: Max William
Conselho Fiscal:
Maria Francileide Sousa
Kleyton Marinho
Alexander Galvão







quinta-feira, 12 de abril de 2012


Comunicado da reunião extraordinária da diretoria da ABD/PI


Segunda-feira, 10 de maio de 2010


REUNIÃO DA DIRETORIA DA ABD/PI NA SEDE DA TV ANTARES

Reunião com Setor Financeiro da Tv Antares
Diretoria da ABD/PI na sede do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros - Presidente ABD/PI: Kleyton Marinho, Vice-Presidente da ABD/PI: Zé Piau, Secretário ABD/PI: Max William, Tesoureira da ABD/PI: Leide Sousa, Diretor de Convênios da ABD/PI: Roberto Sabóia, Diretora de Relações Institucionais: Fátima Guimarães e Representante de Licitações TV Antares Maricea.

Sala de Reunião

Reforma da Sala de Digitalização do NPD-PI



Reforma da Recepção

Reforma do Estúdio do NPD-PI

Prédio do NPD-PI

Reforma da Sala de edição de imagem e som do NPD-PI

Em Reunião na sede da Fundação Antares dia 06/05 as 09:00h a Diretoria da ABD/PI definiu
planos de ação para o NPD-PI, como também, compra de móveis e outros equipamentos para a Sede do Núcleo em parceria com o Governo do Estado do Piauí.
Fotos: Leide Sousa

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

INAUGURAÇAO DA SEDE DA ABD/PI



Por Daniel Lima /Porta acessepiaui
A Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) Piauí inaugura hoje (15) sua nova sede, no bairro Matinha, Centro/Norte de Teresina. Fundada em 2002, a entidade, que funciona como um grande projeto social, atuando na produção, difusão e divulgação de conteúdos audiovisuais, além de promover a discussão sobre políticas públicas e proporcionar inclusão social e digital.
A ABD ministra cursos e oficinas - gratuitas e abertas para toda a população - voltadas para o audiovisual. Segundo a tesoureira da instituição, Fátima Guimarães, são ofertados cursos nas áreas de produção, roteirismo, cinegrafia, fotografia, edição e trilha-sonora, dentre outras.
“Formamos turmas de 30 alunos. Para participar, o interessado traz o currículo e responde a um questionário onde avaliamos o seu interesse, para ver o quanto a pessoa quer fazer o curso, pois muita gente se inscreve e acaba abandonando, tomando a vaga de outros”, disse Fátima.

A tesoureira informou ainda novas oficinas ministradas por experientes documentaristas a nível nacional e por ex-alunos da ABD serão formadas a partir do mês de fevereiro. “Teremos um congresso entre os dias 20 e 21 do próximo mês. Os interessados devem procurar a sede da ABD, situada na Rua Jonathas Batista, 841”, destaca.
Outro projeto da ABD Piauí se chama Cine Mais Cultura. “Levamos um cinema itinerante para bairros de Teresina e comunidades rurais do estado, aproximando a população mais carente dos filmes de documentários, muitos deles produzidos aqui”, completou, ressaltando que a ABD se tornou um Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura, no ano de 2006.
Inclusão Social
O trabalho da ABD não se limita a Teresina. A entidade também ministra cursos e oficinas em diversas comunidades rurais do Piauí. “Vários assentamentos, comunidades quilombolas e municípios do interior, onde funcionam os Pontos de Culturas, recebem nossos cursos e oficinas. Quando chegamos nesses lugares, fazemos documentários sobre a própria população da região. As pessoas se vêem nos filmes e se sentem valorizadas. Isso é muito gratificante para nós”, pontuou.
Fátima contou ao Acessepiauí um exemplo de como projetos da ABD mudaram a vida de pessoas, o caso de um ex-vigia de uma emissora local. “Ele queria muito fazer um curso. No dia em que veio se inscrever, de bicicleta, foi atropelado e chegou aqui todo ferido. Depois que concluiu o curso se tornou cinegrafista da emissora, onde atua até hoje”.
Divulgação
A ABD/PI possui equipamentos de ponta, como câmaras digitais de última geração, material de iluminação, sonoplastia e edição de imagem. Além de ser exibido pela própria instituição através do projeto Cine Mais Cultura, os documentários são transmitidos através dela TV Antares, filiada da TV Brasil, que também transmite o conteúdo.
Inauguração
O Ministro da Cultura Interino, Alfredo Manevy está em Teresina, acompanhado pelo Assessor Especial do órgão, Fred Maia. Ele veio inaugurar a sede da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD Piauí, com instalações projetadas para o funcionamento do Ponto de Cultura Audiovisual - ABD Antares e o Cine Mais Cultura.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

INAUGURAÇAO DA SEDE DA ABD/PI

C O N V I T E 

A Associação Brasileira de Documentaristas – Secção Piauí tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade de inauguração de sua novasede (endereço abaixo) e abertura doCine + Cultura, no dia 15/01/2010, às 19 horas.
Na oportunidade, a diretoria da ABD/PI apresentará aos convidados as instalações da sede, Ponto de Cultura Audiovisual ABD/ANTARES (Convênio MINC 747/2005) e doNúcleo de Produção Digital “Fotógrafo José Medeiros” (Convênio MINC/SE 027/2006), que provisoriamente está funcionando no mesmo local.
Vale ressaltar que, o Ministro de Estado da Cultura Interino e Secretário-Executivo do Minc, Alfredo Manevy, o Assessor Especial do Ministro da Cultura Juca Ferreira, Fred Maia e a presidente ABD Nacional, Solange Lima já confirmaram presença.
De já agradecemos a presença de Vossa Senhoria.
Atenciosamente
Roberto Carlos Bonfim de Sabóia
Presidente da ABD-PI
Prédio da Escola Técnica Estadual “José Gomes Campos”
Rua: Jonathas Batista, nº 841, norte
Teresina – Piauí - CEP: 64.003 – 460
Contato:             (86) 9981 – 5522       (Roberto) 
9958-6184; 8849-0127; 94551413 (Leide sousa)




























QUINTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2007


ABD-PI elege nova diretoria

A Associação Brasileira de Documentaristas – Secção Piauí elegeu na quarta-feira, dia 21, a nova diretoria da entidade. Em assembléia geral ocorrida na sede da ABD-PI, uma chapa de consenso foi criada e aprovada por todos os associados presentes. A ata da assembléia foi assinada pelos abdistas dando posse à nova diretoria composta por: Roberto Sabóia, como presidente; Dogno Icaiano, como vice-presidente; Eliete Divina, como secretaria; Fátima Guimarães, como tesoureira; Jose Nazareno, como primeiro suplente; e Regina Veloso, como segundo suplente.

O presidente Roberto Sabóia aproveitou a assembléia para falar de todas as atividades promovidas pela ABD-PI com o apoio do Ponto de Cultura ABD/Antares e Núcleo de Produção Digital Fotografo Jose Medeiros. Sabóia ressaltou que toda a prestação de contas se encontra a disposição dos abdistas na sede da instituição. E disse que muitas ações estão em andamento. Tais como: novas oficinas e workshops no território da Serra das Confusões e a instalação de mais quatorze telecentros pelo interior do Piauí, sendo que dez já foram instalados, entre varias outras ações. Recentemente o Ponto de Cultura ABD/Antares recebeu o reconhecimento do Ministério da Cultura por meio do Premio Cultura Viva, apenas 120 entidades foram premiadas em meio a milhares que concorreram por todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário