CURSOS, OFICINAS E WORKSHOP

CURSOS 2012







terça-feira, 31 de julho de 2012

Curso de Direção de Fotografia com Alziro Barbosa


HORÁRIO DO CURSO: 14H AS 18H

   O CANNE- Centro Audiovisual Norte-Nordeste, continua descentralizando as oportunidades de formação de profissionais da área técnica do Audiovisual das regiões Nordeste e Norte e leva para Teresina, em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas – ABD/PI, através da  Rede Olhar Brasil Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros e Ponto de Cultura ABD/Antares, o Curso de Direção de Fotografia,  com o Mestre e Bacharel em Direção de Fotografia, pelo Instituto Estatal de Cinema Rússia, Alziro Barbosa, de 13 a 17 de Agosto de 2012, na própria sede da Associação. O ministrante
Alziro Barbosa é mestre em direção de fotografia pelo VGIK - Instituto Estatal De Cinema Da Rússia, com banca formada pela Diretoria da Associação de Dir. fotografia da Rússia, obtendo nota máxima (1992 a 1994). Bacharel em Direção de Fotografia Inst. Estatal De Cinema Da Rússia (1988 a 1992) Diploma revalidado pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor de Fotografia premiado, já recebeu o prêmio de melhor fotografia de longa metragem no Festival de Gramado para o filme “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci, o prêmio de melhor fotografia concedido pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), na categoria curta-metragem, para o filme “O Mistério da Japonesa” e a “Ira”. Foi diretor de fotografia dezenas de curtas e longas-metragens, além de ter vasta experiência em ministrar cursos e oficinas na área, destacando: Desde 1996 é professor dos workshops de Direção de Fotografia da Stein Produções. De 2007 a 2008 foi professor de Direção de Fotografia na Faculdade Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná; de 1997 a 1999 foi professor de Direção de Fotografia na Faculdade de Rádio e TV – FAAP, além de ser sempre cotado para cursos e oficinas de Direção de Fotografia em diversas unidades de ensino em audiovisual no Sudeste.

PÚBLICO ALVO:

Os cursos do Canne são gratuitos e voltados para profissionais da área do Cinema/Audiovisual, estudantes e professores de Comunicação, Cinema/Audiovisual e Artes de Universidades e professores de Cinema/Audiovisual da educação profissional, jovens e adultos multiplicadores da linguagem audiovisual. A seleção é feita por uma comissão interna da FUNDAJ a partir da análise da carta de intenção, currículo e perfil dos alunos de acordo com 


o curso (informações fornecidas na 






Considerando que o produto audiovisual interfere no desenvolvimento estadual e na qualificação do capital humano e nas relações sociais, a Associação Brasileira de Documentaristas/ Piauí, procura enriquecer culturalmente o cidadão piauiense. Tendo como representantes da classe audiovisual  profissionais e estudantes envolvidos na produção, infra-estrutura, pesquisa, preservação, promoção e divulgação de obras audiovisuais em nosso estado, vimos afirmar nossa importância enquanto agentes sociais na proposição de diretrizes para a elaboração de Políticas Públicas para o setor audiovisual piauiense e brasileiro.

Agradecemos a atenção
                               
Informações: ABD/PIAUÍ

Fátima Guimarães
Presidente
Produtora Executiva
DRT: 733/98
86) 9991-0844//8876-9089
Roberto Sabóia
Tesoureiro
86) 9981-5522



domingo, 24 de junho de 2012


Inscrições para o Curso Avançado de Cinematografia com Carlos Ebert ABC até o 29/06





Os cursos do Canne são gratuitos e voltados para profissionais da área do Cinema/Audiovisual, estudantes e professores de Comunicação, Cinema/Audiovisual e Artes de Universidades e professores de Cinema/Audiovisual da educação profissional, jovens e adultos multiplicadores da linguagem audiovisual.

Para se inscrever nos cursos do Canne basta enviar a ficha de inscrição preenchida para abdpiaui2008@gmail.com . Na ficha de inscrição constam campos de preenchimento obrigatório como carta de intenção e um breve currículo.A seleção é feita por uma comissão de seleção da ABD/PI e representantes da cultura a partir da análise da carta de intenção, currículo e perfil dos alunos de acordo com o curso (informações fornecidas na ficha de inscrição).

FICHA DISPONÍVEL NESSE LINK:  ficha de inscrição 

ABD/PI, fortalecendo o audiovisual no Piauí


quarta-feira, 30 de maio de 2012


5º DIA DO CURSO AVANÇADO DE CAPTAÇÃO E DESENHO DE SOM

REALIZAÇÃO: FUNDAJ/CANNE
APOIO: NPD Fotografo José Medeiros, ABD/PI, Ponto de Cultura e Cineclube ABD/Antares e FUNDAC.

ABD/PI FORTALECENDO O AUDIOVISUAL NO PIAUÍ.




quinta-feira, 24 de maio de 2012



sexta-feira, 25 de maio de 2012


4º Dia do Curso Avançado de Captação e Desenho de som

No 4º dia de curso. A prática leva os alunos ao conhecimento.

 
Foto Luciana Rodrigues


1º e 2º Dia do Curso Avançado de Captação e Desenho de som

Começou do dia 21/05 o curso Avançado de Captação e desenho de Som com Nícolas Hallet. Realização Centro Audiovisual Norte-Nordeste, apoio ABD/PI e NPD Fotógrafo José Medeiros.
Fotos: Luciana Rodrigues

RELAÇÃO DOS SELECIONADOS PARA O CURSO AVANÇADO DE CAPTAÇÃO E DESENHO DE SOM
Relação dos selecionados para o Curso Avançado de Captação e Desenho de Som. Os selecionados deverão comparecer a sede da ABD/PI, situada a Rua Jonatas Batista, nº 841, Bairro: Centro/Norte, em Teresina-PI, mesmo prédio da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos no dia 21/05 as 14h.


ALEXANDRE RABÊLO JÚNIOR

ALISSON FERNANDO PEREIRA ROCHA

FABIO REZENDE CARNEIRO LEAO

FRANCISCO ANDRÉ NUNES LEÃO
FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA DA ROCHA
JAQUELINE CARVALHO BEZERRA
JARDEL DE CASTRO LOPES
JOSE QUARESMA CAMPOS FILHO
JULIANA CASTELO BRANCO DE NORONHA CAMPOS
LUCIANA RODRIGUES ROCHA
MARCIO ROBÉRIO DE SOUSA MAGNO - MÁRCIO BGLY
MARIA DO LIVRAMENTO LOPES FRANÇA
MONTEIRO JUNIOR
NIELLY STEFANNE SILVA ALENCAR
SAHÂMIA ISABEL BEZERRA FERREIRA
SERGIO MICHELLE DE OLIVEIRA SOARES
VALDONE VIEIRA BEZERRA
VIVIAN CARDOSO DO NASCIMENTO LEÃO
WALTER CONCEIÇÃO DA CRUZ


Mais Informações:             (86) 9981-5522       / 8876-9089





Os cursos do Canne são gratuitos e voltados para profissionais da área do Cinema/Audiovisual, estudantes e professores de Comunicação, Cinema/Audiovisual e Artes de Universidades e professores de Cinema/Audiovisual da educação profissional, jovens e adultos multiplicadores da linguagem audiovisual.


Para se inscrever nos cursos do Canne basta enviar a ficha de inscrição  preenchida para o email: abdpiaui2008@gmail.com . Na ficha de inscrição constam campos de preenchimento obrigatório como carta de intenção e um breve currículo.A seleção é feita por uma comissão interna da ABD/PI e instituições convidadas, a partir da análise da carta de intenção, currículo e perfil dos alunos de acordo com o curso (informações fornecidas na ficha de inscrição).

O Curso de Desenho de Som – AVANÇADO, promovido pela Diretoria de Cultura, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste - Canne, será realizado durante os dias 21 a 25 de maio de 2012 das 14h as 20H na sede da ABD/PI - NPD Fotógrafo José Medeiros.

O curso tem como objetivo o aprimoramento dos profissionais de áudio, priorizando a seleção dos que já fizeram o curso básico. 

O instrutor, Nicolas Hallet, é formado em Cinema e Vídeo pela Academie des Beaux Arts de Bruxelles, na Bélgica e participou do Workshop de Captação de Som ministrada por Jean Michel Ongelet da IAD (Institut des Arts et Diffusion) Bélgica, em 1999. É técnico de som especializado na captação de som direto, reside e trabalha no Brasil desde o ano de 1998, tendo atuado em vários filmes nacionais, tanto curtas como longas metragens. Ministra desde 1999 cursos de captação de som no Brasil.
O curso tem como público alvo profissionais de áudio, que já tenham alguma experiência em desenho de som.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

FUNDAJ/CANNE CONFIRMA PARCERIA COM ABD/PI PARA 2012




  • Esse ano já esta programado com a FUNDAJ/CANNE, parceiro da ABD/PI três cursos para profissionais da área do audiovisual. Maio: Curso avançado de captação e desenho de som com Nícolas Hallet; Junho: Curso Avançado de cinematografia eletrônica digital com Carlos Ebert e data ainda para ser agendado o Curso de Direção de fotografia.


CURSOS 2011


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Comunicado do CANNE : Adiado Curso de Cinematografia Eletrônica Digital com Carlos Ebert ABC


Comunicado

Encaminho a todos o email enviado hoje pelo CANNE informando sobre o Cancelamento do Curso Avançado de Cinematografia Eletrônica Digital com Carlos Ebert ABC. Pedimos a compreenção de todos.
ABD/PI

Prezados Parceiros e Alunos do Canne no estado Piauí,

Vimos por meio desta, comunicar que o curso de Cinematografia Eletrônica Digital ministrado por Carlos Ebert agendado para a semana de 5 a 9 de Dezembro de 2011 em Teresina, infelizmente foi cancelado por motivos de ordem burocrática, conforme justificativa abaixo.
Tentamos remanejar o curso para o período de 19 a 23 de Dezembro de 2011, mas o professor Carlos Ebert já tem compromissos previamente assumidos para esta data.
Sendo assim, pedimos desculpas a todos pelo cancelamento e nos comprometemos realizar em primeira instância os cursos que havíamos planejado para Teresina em 2011 em 2012 e aguardamos sugestões de outros cursos.
O Canne agradece a compreensão e a força de todos para que em 2012 possamos fazer mais e melhor a formação descentralizada de audiovisual nas regiões Nordeste e Norte do país.
Atenciosamente,

Coordenação de Formação do Centro Audiovisual Norte-Nordeste
Cynthia Falcão
Coordenadora de Formação do Centro Audiovisual Norte-Nordeste


sexta-feira, 7 de outubro de 2011


ABD/PI participa com oficinas da Semana de Comunicação do CEUT

O Presidente da ABD/PI Kleyton Marinho, ministrou oficina de Introdução ao Audiovisual na 4º Semana de Comunicação do CEUT, realizado no período de 04 a 06 de outubro. A oficina também estará sendo realizada nos dias 17 a 21 de outubro no PREMEN/NORTE para os alunos de Rádio e TV e alunos do curso de Publicidade.
Fotos: Teresa Marinho

sábado, 24 de setembro de 2011
Sessão Comentada com Douglas Machado
O cineasta Douglas Machado esteve presente ontem (23) na sessão comentada do seu documentário "Na Estrada com Zé Limeira", onde, além de exibir sua produção, também participou de uma conversa com os espectadores, falando sobre as etapas de um trabalho audiovisual e de suas motivações para continuar produzindo filmes. 
A sessão comentada foi realizada no Cineclube ABD/Antares da Associação Brasileira de Documentaristas no Piauí (ABD-PI), das 17h às 20h. Na ocasião, o repórter Virgílio Barcelar, da TV Antares, esteve presente entrevistando o cineasta. 
Alunos do curso de Teatro Gomes Campos, acadêmicos da faculdade CEUT, da UESPI, da UFPI e de outras instituições também estiveram presentes conferindo o vídeo. A seguir, confira alguns click's.

Texto e Fotos: Rafael Nolêto



quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Documentário sobre Kátia Tapety é exido no Cineclube ABD/Antares


Com a Presença da Diretora Karla HolandaKatia Tapety, Douglas Machado, Diretoria da ABD/PI e convidados foi exibido o Documentário sobre Kátia Tapety. Um lindo Doc que logo estará em todas as telinhas. Viva o Documentário e todos os seus realizadores.

 
 

Fotos: Leid eSousa

quarta-feira, 10 de agosto de 2011


Um Encontro sobre Documentário


Ontem (09/08) no Espaço Trilhos, os amantes do cinema reuniram-se para comerar o Dia do Documentário. Com Palestra do Cineasta Douglas Machado, exibição de filmes e Coquetel, os participantes poderam conversar sobre a história do documentário e cineclubismo.
Realização: ABD/PI, FUNDAC, Ponto de Cultura e Cineclube ABD/Antares, NPD Fotógrafo José Medeiros, Grupo Harém de Teatro e Ponto de Cultura Nos Trilhos do Teatro.



CURSO 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010



Curso de Introdução à Elétrica e Iluminação Cinematográfica- CHEFE DE ELÉTRICA / LIGHTING GAFFER
Ministrante: Prof. Álvaro Brito
Objetivos : Possibilitar ao aluno uma visão global do processo de preparação e execução  de iluminação e elétrica. 
Realização: MEC, MINC/SAC, Fundação Joaquim Nabuco/CANNE
Apoio: Programa Olhar Brasil - Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros, ABD/PI, Ponto de Cultura ABD/Antares, AndaLuz.
Fotos: Leide Sousa



Foto: Leide Sousa/ Marcelo Rêgo


MarceloRêgo: 3° DIA - CURSO ASSISTENTE CAMERA 35 mm

MarceloRêgo: 3° DIA - CURSO ASSISTENTE CAMERA 35 mm: "QUARTA, 27 DE OUTUBRO O terceiro dia foi destinado a colocação do negativo no chassi. A dificuldade é grande, pois a película faz varias v..."


CURSO ASSISTENTE DE CÂMERA 35mm 25 a 29 de outubro

Iniciou dia 25/10 as 14:00 h na sede da ABD/PI o Curso  Assistente de Câmera 35mm, com Andréa Scansani. O Curso é uma realização do Centro Audiovisual Norte/Nordeste - CANNE, MEC e MINC/SAV, em parceria com o Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros , Ponto de Cultura ABD/Antares e ABD/PI.












quarta-feira, 17 de novembro de 2010



Professor:ÁLVARO BRITO, é Lighting gaffer e chefe de elétrica para cinema, professor de iluminação do SENAC-SP, professor conferencista da Metodista-SP e consultor técnico de elétrica para teatro e cinema, já trabalhou em filmes como "Alice", de Chico Teixeira e "De Passagem", de Ricardo Elias, além de produções internacionais como "Sonho de Peixe", Rússia.



quarta-feira, 29 de setembro de 2010






O workshop de fotografia, "Imagem e imaginação"

 O workshop de fotografia, "Imagem e imaginação", será ministrado pela diretora  de fotografia Jane Malaquias, que fará a fotografia do filme "De Zé a Kátia", projeto recentemente premiado pelo edital da Petrobras na categoria
longa/digital, que será dirigido pela piauiense Karla Holanda.

 O filme é um documentário sobre Kátia Tapety, a primeira travesti a se eleger a um cargo político no Brasil, sendo a vereadora mais votada de Colônia do Piauí nas três primeiras eleiçoes que concorreu e sendo vice-prefeita entre 2004 e 2008.

 Em fase de pré-produção, diretora, fotógrafa e produtora do filme irão a Oeiras no próximo fim de semana, última viagem antes das filmagens propriamente, previstas para o final de outubro. Com o objetivo de se integrar aos realizadores locais e deixar sua contribuição ao desenvolvimento do audiovisual no estado, a produção do filme ofereceu a realização do workshop à ABD-PI, em Teresina.

 Jane Malaquias, cearense, é formada pela primeira turma da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños, em Cuba. Foi fotógrafa de dezenas de filmes, de diretores como Karim Ainouz e Marcelo Gomes. Trabalhou, como fotógrafa e diretora, em Recife, Paris e, atualmente,
em Brasília. (Conferir currículo anexo).

 A ABD-PI foi uma das últimas Associações deDocumentaristas no Brasil a se formar, mas logo tornou-se uma das mais bem estruturadas e equipadas do país.
 Os cursos, oficinas e workshops que promove têm atraído uma enorme quantidade de jovens e veteranos, o que demonstra a demanda por formação na área.

 Serviço:
 Local: ABD-PI - Rua Jonathas Batista,841 Centro/Norte
 Dia: 23/9/10
 Hora: 19:00h às 21:30h/min.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010



RELAÇÃO DOS SELECIONADOS PARA O WOKSHOP DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA “IMAGEM E IMAGINAÇÃO”
MINSTRANTE: Jane Malaquias     Data: 23/09/2010   Horário: 19:00h
Local: Sede da ABD/PI, Rua Jonathas Batista, nº 841, Centro/Norte, Teresina-PI , mesmo Prédio da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos
1.       Aline Neves da Costa
2.       Antero Nunes da Costa
3.       Antonio Noronha Pessoa Filho
4.       ALEXANDRE DE MORAES MELLO 
5.       ALEXANDRE RUFINO MELO DE CARVALHO
6.       Alexandre Xavier Romeiro
7.       Ana Célia de Sousa Silva
8.       Breno Moreno Ferreira da Silva Cavalcante  
9.       Carlienne de Paula Sousa
10.   Carmem Carvalho
11.   CARLOS NECO SOARES FILHO
12.   Clenildo Lima do Vale
13.   DANIEL MARQUES CAVALCANTE
14.   Dejany Carvalho de Melo Freire
15.   Eduardo Alves Ribeiro
16.   Francisco Cássio da Silva Rodrigues
17.  Francisco André Nunes Leão
18.  Francisco de Assis Ferreira da Rocha
19.   Felipe Mendes de Oliveira
20.   Gaspar Roque de Oliveira
21.   Hynayara Cinthya de Melo Costa
22.   José de Anchieta Lopes Cardoso
23.   Jaqueline Carvalho Bezerra
24.   JAMIL OLIVEIRA LEITE
25.   Jell Carone Sousa dos Santos
26.   João Carlos da silva Souza
27.   JAIRO FILIPE SANTOS MOURA
28.   João Henrique de Sousa Vieira
29.   João B. Fontenele Neto
30.   Leonardo Miranda
31.   Leandro Oliveira
32.   LEANDRO SILVA DIAS
33.   Margareth Sales Leite
34.   MANOEL EDUARDO DE SOUSA FILHO
35.   Mariana da Silva Viana
36.   Natanael Hugo Valentim de Oliveira
37.   Paulo Tabatinga
38.   Ronaldo Area leão
39.   RITA DE CÁSSIA MOURA CARVALHO
40.   TAIGUARA BRUNO RIBEIRO DE SANTANA
41.   Talyta Magno Nunes de Sousa
42.   Tatiana Guimarães Rocha
43.   Vívian Cardoso do Nascimento Leão
44.   Virna Lis Tôrres Anchiêta

ABD oferece cursos de audiovisual de graça


15/01/2010, às 16:54:36)
Por Daniel Lima
A Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) Piauí inaugura hoje (15) sua nova sede, no bairro Matinha, Centro/Norte de Teresina. Fundada em 2002, a entidade, que funciona como um grande projeto social, atuando na produção, difusão e divulgação de conteúdos audiovisuais, além de promover a discussão sobre políticas públicas e proporcionar inclusão social e digital.
A ABD ministra cursos e oficinas - gratuitas e abertas para toda a população - voltadas para o audiovisual. Segundo a tesoureira da instituição, Fátima Guimarães, são ofertados cursos nas áreas de produção, roteirismo, cinegrafia, fotografia, edição e trilha-sonora, dentre outras.
“Formamos turmas de 30 alunos. Para participar, o interessado traz o currículo e responde a um questionário onde avaliamos o seu interesse, para ver o quanto a pessoa quer fazer o curso, pois muita gente se inscreve e acaba abandonando, tomando a vaga de outros”, disse Fátima.
A tesoureira informou ainda novas oficinas ministradas por experientes documentaristas a nível nacional e por ex-alunos da ABD serão formadas a partir do mês de fevereiro. “Teremos um congresso entre os dias 20 e 21 do próximo mês. Os interessados devem procurar a sede da ABD, situada na Rua Jonathas Batista, 841”, destaca.
Outro projeto da ABD Piauí se chama Cine Mais Cultura. “Levamos um cinema itinerante para bairros de Teresina e comunidades rurais do estado, aproximando a população mais carente dos filmes de documentários, muitos deles produzidos aqui”, completou, ressaltando que a ABD se tornou um Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura, no ano de 2006.
Inclusão Social
O trabalho da ABD não se limita a Teresina. A entidade também ministra cursos e oficinas em diversas comunidades rurais do Piauí. “Vários assentamentos, comunidades quilombolas e municípios do interior, onde funcionam os Pontos de Culturas, recebem nossos cursos e oficinas. Quando chegamos nesses lugares, fazemos documentários sobre a própria população da região. As pessoas se vêem nos filmes e se sentem valorizadas. Isso é muito gratificante para nós”, pontuou.
Fátima contou ao Acessepiauí  um exemplo de como projetos da ABD mudaram a vida de pessoas, o caso de um ex-vigia de uma emissora local. “Ele queria muito fazer um curso. No dia em que veio se inscrever, de bicicleta, foi atropelado e chegou aqui todo ferido. Depois que concluiu o curso se tornou cinegrafista da emissora, onde atua até hoje”.
Divulgação
A ADB possui equipamentos de ponta, como câmaras digitais de última geração, material de iluminação, sonoplastia e edição de imagem. Além de ser exibido pela própria instituição através do projeto Cine Mais Cultura, os documentários são transmitidos através dela TV Antares, filiada da TV Brasil, que também transmite o conteúdo.
Inauguração
O Ministro da Cultura Interino, Alfredo Manevy está em Teresina, acompanhado pelo Assessor Especial do órgão, Fred Maia. Ele veio inaugurar a sede da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD Piauí, com instalações projetadas para o funcionamento do Ponto de Cultura Audiovisual - ABD Antares e o Cine Mais Cultura.
PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO/2010 - CINE MAIS CULTURA

Dia: 14/01/10
Horário: 19 horas
Filmes: Em Torno de Glauber
- Memória de Deus e do Diabo em Monte Santo e Cocorobó (de Agnaldo Siri Azevedo);
- De Glauber para Jirges(de André Ristum);
- A Voz do Morto (de Sérgio Zelqier e Vitor Ângelo;
-A Degola Fatal (de Clóvis Molinari e Ricardo Favilla).   

Dia: 21/01/10
Horário: 19 horas
Filmes:
- Cinema, Aspirinas e Urubus (De Marcelo Gomes);
- O Crime da Imagem (De Lírio Ferreira).    

Dia: 28/01/10
Horário: 19 horas
Filme: O Batedor De Carteiras  (De Aloísio T. De Carvalho)


As oficinas de capacitação audiovisual para os jovens utilizaram o KIT multimídia dos Pontos de Cultura de Canto do Buriti, Anísio de Abreu, Bom Jesus, Redenção do Gurguéia, Colônia do Gurguéia, no total de 12 participantes Tendo como produto final à produção de um Vídeo Documentário, com registros do evento.

No evento ainda foram realizadas apresentações artísticas e de vídeos produzidos pela ABD-PI, Ponto de Cultura ABD/Antares e o Núcleo de Produção Fotógrafo Jose Medeiros. Um "lambe-lambe" (câmera fotográfica popular) foi instalado no evento para registrar o público presente. Alem disso, três filmes foram produzidos pelos alunos da Oficina de Cinema: "Se Beber não Dirija", "A Volta" e um documentário intitulado "Cristino Castro".

A iniciativa das Oficinas contou com a parceria da Caixa Econômica e do Ministério da Cultura, ABD-PI, Ponto de Cultura Audiovisual ABD/Antares e do Núcleo de Produção Digital da rede olhar Brasil "Fotógrafo José Medeiros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário