NPD - FOTÓGRAFO JOSÉ MEDEIROS


ANO 2011



Revelando os Brasis – ( IV EDIÇÃO )


Revelando os Brasis conta a historia do Sonho do vaqueiro Manoel Missias

da cidade de Colônia do Gurgueia no Piauí.

http://www.revelandoosbrasis.com.br/


" O Sonho de Manoel Messias " O Filme
Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades. O Concurso de Histórias Para Realização de Vídeos Digitais de Curta-Metragem em municípios com até 20 mil habitantes tem por objetivo promover processos de formação e inclusão audiovisuais, através do estímulo à produção de vídeos digitais. O projeto contribuirá para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do país, revelando novos olhares sobre o Brasil. Os autores das 40 histórias selecionadas participaram de oficinas preparatórias de Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direção de Arte, Direitos Autorais, Mobilização e Comunicação Colaborativa com o objetivo de transformar suas histórias em vídeos digitais com duração de até 15 minutos. Depois, eles retornam às cidades para colocar em prática o que aprenderam, a fim de realizar o filme. Lá, membros da comunidade assumem funções dentro da equipe de produção, contribuindo para execução da obra. Após a edição e a finalização, as obras integram um circuito de exibição aberto e gratuito pelos municípios participantes e pelas capitais dos estados integrantes da edição.

Equipe de gravação
Diretor e Roteirista:
Nome: Rafael Pereira da Rocha
História: O Sonho de Manoel Messias
Cidade/Estado:
Colônia do Gurguéia/Piauí
O filme “O Sonho de Manoel Messias” sera gravado por uma equipe de professores e técnicos de Teresina do Ponto de Cultura Audiovisual ABD/ANTARES e Núcleo de Produção Digital do Piauí  (NPD-PI).Fotografo José Medeiros formada por:
Fografia e produção: Roberto Sabóia.
Câmera : Leandro Milú
Assistente: Zé Piau
Operador de Som: José Dantas
Assistente: Aristotelis Costa

Fonte: http://maisculturapiaui.wordpress.com/2011/04/07/revelando-os-brasis-iv-edicao/


PONTO DE CULTURA ECOANDO

abril 26, 2011
COLÔNIA DO GURGUEIA
Apresentações artísticas
Na cidade de Colônia do Gurgueia realiza-mos o encontro dos Pontos de Cultura ECOANDO e Cine + Cultura Bela Vista e Ponto de Cultura de Alvorada de Gurgueia e Cine + Novo Horizonte onde foram realizadas apresentações artisticas e exibições de filmes da coleção PERSONAS do projeto Revelando os Brasis, no qual o filme.
“O Sonho de Manoel Messias “  será incluido na versão IV do projeto.
apresentações artisticas





DE 3 A 5 DE ABRIL EM SP


Desenvolvidos por laboratórios de experimentação e pesquisa em tecnologias audiovisuais, 52 projetos de excelência nas áreas de plataformas digitais e tecnologias audiovisuais estão reunidos na 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual – XPTA.LAB, que acontece de 3 a 5 de abril de 2011, nas dependências da Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana, São Paulo).
Trata-se do resultado do edital Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais – XPTA .LAB, lançado em 2009 pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais e com apoio da Sociedade Amigos da Cinemateca.
O edital tem como objetivo apoiar laboratórios voltados para a pesquisa e experimentação em tecnologias audiovisuais e contemplou quatro laboratórios de excelência: Natalnet (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Wikinarua (Universidade de Brasília), LAVID – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Universidade Federal da Paraíba) e Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos.
Cada laboratório é responsável por um projeto de excelência e mais doze projetos consorciados, resultando em um total de 52 protótipos apoiados pelo Edital XPTA.LAB, que foram finalizados em dezembro de 2010. Conheça abaixo os projetos e seus responsáveis.
3 – projeto Estação-Escola de Televisão Digital
Ferramenta para o desenvolvimento de testes virtuais de aplicação interativa através do acesso remoto aos equipamentos de uma estação de TV. A ferramenta, VirtuaLabTV, virtualiza o processo de testes fornecendo acesso remoto aos equipamentos de um laboratório real. A Estação-Escola cria a possibilidade dos produtores independentes audiovisuais testarem seus programas interativso em um ambiente real de televisão digital interativa. O objetivo principal desse projeto é a diminuição do custo de produção e teste dos programas interativos viabilizando a entrada no mercado de pequenos produtores.
responsável: Guido Lemos de Souza Filho / UFPB – LAVID – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (João Pessoa/PB)
consorciados: Núcleo de Produção Digital (Fortaleza/CE), Núcleo de Produção Digital (Aracaju/SE), Núcleo de Produção Digital (Belém/PA), Núcleo de Produção Digital (Rio Branco/AC), Associação Baiana de Cinema e Vídeo – ABD-BA (Salvador/BA), Fundação Aperipê de Sergipe (Aracaju/SE), TV UFMA (São Luís/MA), Associação Brasileira de Documentarista – ABD/PB (João Pessoa/PB), Núcleo de Produção Digital (Teresina/PI), Ponto de Cultura/ONG Ideário Comunicação, Cultura e Educação Popular (Maceió/AL), Ponto de Cultura/ONG Galeria ZooN de Fotografia (Natal/RN), Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual – RNA (João Pessoa/PB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário