quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Parabéns aos documentaristas por esse dia



07 de Agosto - Dia do Documentário Brasileiro. Até os dias atuais, onde está prática cinematográfica segue responsável pelo questionamento e renovação contido na produção audiovisual contemporânea.

 O documentário desde os seus primórdios surgiu como um problema de definição dentro do âmbito audiovisual e permanece como um tema muito mais complexo que a simples ideia de “mostrar a realidade como ela é”. Diante disso, cabe buscar não somente o que particulariza este tipo de produção, como também procurar entender a diversidade de formas e os problemas que o compõem.
Segundo a parlamentar, Olney São Paulo, homenageado com a data de seu nascimento para o dia do documentarista, foi o único artista a ser preso e torturado por uma obra durante o regime militar. A obra em questão foi o filme Manhã Cinzenta de 1969, baseado num conto de 67. No dia 21 de junho de 67 a equipe foi gravar um protesto e mil pessoas foram detidas, 53 feridos e três mortos. Manhã Cinzenta foi classificada pelo autor como ficção científica para que pudesse ser exibido e evitar cortes e a censura na época.


Presidente da ABD/Pi - Leandro Milú

Nenhum comentário:

Postar um comentário