quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ABD Nacional comemora seus 40 anos



Nos dias 21 e 22 de setembro o Festival de Cinema de Maringá recebe cineastas de todo o país. Nestes dias a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas – ABD Nacional, que é uma associação de cineastas do Brasil, com ênfase no gênero documentário, mas também aberta a realizadores de filmes de curta metragem de ficção, de animação e experimentais, que buscam inovar não apenas na maneira de fazer filmes, mas também, na forma de se fazer política cultural no país, realiza um encontro oficial para comemorar seus 40 anos e também  realiza assembleia de eleição da nova diretoria. São esperados mais de 40 cineastas de todo o país para o evento.
Atualmente a diretoria da ABD nacional, eleita em março de 2012 em Salvador, tem a seguinte composição: Jaime Lerner (RS), presidente; Clementino Jr (RJ), vice-presidente; Juliane Almeida (TO) secretária; Kleyton Marinho (PI) e Sérgio Uchoa (AM), tesoureiros; Guto Pasko (PR), diretor de articulação e integração; Caroline Araújo (MT), diretora de comunicação e novas mídias; Marco Aurélio Ribeiro (MG), diretor de mercado e negócios; André Leão (DF), diretor de pesquisa e projetos.

A ABD , é a única entidade associativa do cinema brasileiro presente em todas as 27 capitais das Unidades Federativas do Brasil e também em algumas cidades do interior. Foi fundada dia 11 de setembro de 1973, durante a segunda Jornada de Cinema da Bahia, em Salvador.
A ABD-Nacional tem como objetivos defender, promover e difundir a obra audiovisual brasileira; promover o aperfeiçoamento de seus associados, através de intercâmbios, cursos, debates, mostras e festivais de cinema; promover campanhas visando o desenvolvimento de projetos culturais relevantes para os realizadores de obras audiovisuais; representar e defender os interesses das Entidades Afiliadas e de seus associados junto a órgãos públicos e privados afetos à atividade audiovisual; entre outros.
O Presidente da ABD/PI  Leandro Milú estará ´presente em Maringá representando os absdistas do Piauí. Esse ano a ABD/PI completa 10 anos de luta e fortalecimento do audiovisual piauiense.
Fonte: Cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário