sábado, 19 de junho de 2010

ABD/PI EXIBI FILMES NO 27º SALÃO INTERNACIONAL DO HUMOR

Foto: Adara Gomes

Desde a última segunda-feira (14), o 27º Salão Internacional de Humor, respira a sétima arte com a realização do Espaço “Cine Piauí”, realizado pela Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí (ABD-PI). Nesse espaço são exibidas consagradas produções piauienses a partir das 19h, até a próxima quinta-feira (17).
No primeiro dia foram exibidos curtas-metragens, realizadas em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), retratando as vivências da sociedade dentro das comunidades quilombolas do Piauí. Além de pequenos documentários sobre os povoados de Divinópolis, David Caldas, Liberdade, Novo Nilo e do município de União, todos eles produções da ABD-PI.
Já no segundo dia, o telão foi recheado com cenas do filme “Ai que Vida”, do cineasta piauiense Cícero Filho.
Na quarta-feira (16) ficou ao encargo de uma das grandes produções do jornalista, escritor e cineasta piauiense Monteiro Júnior. O filme “Dona Maria”, que demorou mais de cinco anos para ser concluído, foi retratado no “Cine Piauí” e deixou vários dos presentes emocionados. “Esse é um filme muito lindo, reflexivo, trata de uma senhora que fica só com seus botões, até o dia que descobre que tem uma filha e é daí que começa a história”, diz Maria Lina, de 35 anos, enquanto enxugava pequenas lágrimas que saiam pelo canto de seu olho.
Monteiro Júnior ressalta que o filme, que faz um casamento entre o documentário e a ficção, foi lançado em 2010 na sala Torquato Neto do Clube dos Diários e que a sala ficou tão cheia que muita gente não conseguiu entrar.
O último dia (quinta-feira 17/06)conta com as produções de Noronha Filho, com os documentários “Seu João”, produzido na década de 70, e “Balandê Baião”, que tem como palco o município de Monsenhor Gil.
Jornalista: Adara Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário