quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cine Piauí no 27º Salão de Humor do Piauí

Realizado entre os dias 14 e 20 de junho o 27º Salão Internacional do Humor do Piauí nesta edição de 2010 contou com parceiros que contribuíram para diversificar a programação. Preenchendo todo o complexo cultural da Praça Pedro II no centro de Teresina o Salão de Humor trouxe no conjunto de suas atrações o Cine Piauí, uma pareceria com a ABD-PI.

No espaço do Cine Piauí foram exibidos, sempre a partir das 19 horas, as mais destacadas produções do Estado. Sejam produções independentes ou em parcerias com instituições do estado, o Cine Piauí apresentou dentro do Salão do Humor outras faces do Piauí, histórias e memórias de nosso povo.

No primeiro dia o Cine Piauí apresentou produções realizadas em parcerias com o IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] que retratam as vivencias de comunidades quilombolas do Piauí. Além de curtas produzidos pela ABD-PI nos povoados de David Caldas, Divinópoles, Liberdade, Novo Nilo, e no município de União.

O segundo dia de evento trouxe para o espaço Cine Piauí uma das produções mais comentadas e assistidas de nosso Estado, o longa-metragem Ai Que Vida, do cineasta Cícero Filho. “Tivemos a presença de várias crianças aqui, todo mundo adorou o filme, que já é consagrado como um dos melhores filmes piauienses”, afirma uma das organizadoras do espaço, completando que o mérito deve ser dado à presidência da ABD, responsável pela seleção do material.

[Jornalista, Escritor e Cieasta Monteiro Junior]

O Cine Piauí apresentou na quarta feira a produção do cineasta, escritor e jornalista Monteiro Junior. Foi a vez de Dona Maria, filme que demorou cinco anos para ser concluído, conta a emocionante historia de uma senhora solitária que depois descobre ter uma filha, a partir de então se desenrola a história. O filme apresenta a união de estilos, juntando documentário e ficção numa mesma obra. Segundo Monteiro Junior o lançamento do filme, em 2010, foi bastante prestigiado, sendo que muitas pessoas nem conseguiram assisti-lo por conta da lotação da Sala Torquato Neto, onde foi exibido.



[Albert Piauí, presidente da fund. do Humor do Piauí]

O ultimo dia de exibição no Cine Piauí contou com as produções do documentarista Noronha Filho. Seu João, documentário produzido na década de 70, e Balandê Baião, produzido no município de Monsenhor Gil, encerram as exibições no Cine Piauí, dentro da programação do Salão de Humor do Piauí, sem dúvida um dos maiores e mais importantes Salões do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário