segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Convocatória: oficina de vídeo do freenet em Teresina, Piauí




Visando engajar usuários da rede, explorar novas formas de traduzir para linguagem audio-visual as ameaças diárias aos nossos direitos na rede e fomentar a colaboração na nossa plataforma, o projeto freenet, em parceria com Instituto Comradio do Brasil, tem o prazer de abrir essa convocatória para a oficina de video.

O QUE É?
Oficina Avançada de Vídeo do projeto FREENET para 15 jovens entre 16 e 30 anos, com o objetivo de produzir materiais em video de diferentes formatos (entrevistas com a população, debates entre os participantes e reportagens feitas pelos jovens) abordando temas relacionados às liberdades na Internet.

Quem governa a rede? Com quais interesses? Quem garante que todo cidadão tenha acesso a uma conexão rápida e de qualidade? Será que somos mesmo livres para acessar conteúdos? Para nos expressar? Ou manter nossa privacidade online? São algumas perguntas do projeto.

Oficinas similares acontecerão também no Quênia e na Índia. A intensão é formar uma rede de colaboradores para o projeto. Ao final das oficinas, tanto os videos produzidos pelos participantes, como vídeos de making off do processo serão colocados na plataforma online do projeto, que vai reunir material do mundo inteiro. Os videos das oficinas também poderão fazer parte do corte final do longa, o documentário colaborativo "freenet?", 

uma iniciativa conjunta de quatro organizações da sociedade civil brasileira: Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS/FGV), Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto Nupef e Intervozes. 

DATA:
21 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013 
Semana 1, das 8:30 às 13:00; 
Semana 2 – das 8:30 às 18:00 (pode ter atividade também à noite)

LOCAL:
Em Teresina – Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-PI)

PÚBLICO ALVO:
15 jovens de 16 a 30 anos que já tenham alguma experiência em ativismo digital ou aprendizagem de assuntos relacionados as liberdades na rede ou que já tenham alguma experiência na área de comunicação, com capacidade de filmar (entusiastas de documentário ou semi-profissionais).

Também é pré-requisito que o participante tenha disponibilidade para participar integralmente das 2 semanas de oficina, conforme o horário proposto. 

AJUDA DE CUSTO:
Os participantes selecionados receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 300, mais almoço nos dias em que as atividades da oficina durarem o dia todo.

Ao final da oficina, participantes também receberão certificado de participação.

INSCRIÇÃO:
Para se inscrever os interessados devem preencher o formulário no link: http://comradio.com.br/freenet-formulario/

As inscrições vão até o dia 16 de janeiro. 
O nome dos 15 participantes, resultado da seleção, será publicado no site www.comradio.org.br no dia 18 de janeiro de 2013. 

FACILITADORES
A oficina será coordenada pela roterista Camila Agustini e também facilitada pelo pesquisador Pedro Caribé.

Camila Agustini
Advogada, especialista em Direitos Humanos. Trabalhou como jornalista e crítica de cinema até entrar no Dottorato di Ricerca em Direitos Humanos da Universitá di Genova, Itália. Foi advogada no governo federal até 2008 data de seu ingresso na EICTV, Cuba. Lá graduou-se como Roteirista depois de ter escrito, dirigido e colaborado em mais de 20 obras audiovisuais. Seus principais trabalhos são: "Para Volar" (Cinefiesta, 2012) e "En Busca de Saturno" (mostras internacionais). Seu projeto "O Homem Descalço" foi indicado como Melhor Roteiro Inédito no 33Festival de Havana. Foi também um dos 5 escolhidos para o 1º Open Pitch do Talent Campus de Guadalajara. Em 2012, graças ao programa Emerging Leaders of America, esteve 6 meses em Montreal, pesquisando para outro longa "A Última Noite do Circo Sem Futuro", ideia premiada no concurso Nuevas Miradas, Festival de Havana, 2010. Foi Diretora de Comunicação do Festival Internacional Cultura Digital.Br (2011/2012) e analista de roteiros de seriados da TV Globo (2012). Atualmente é consultora freelancer de projetos audiovisuais no Brasil, Colombia e Canadá. Portafólio online: http://www.behance.net/Camila_Agustini 

Pedro Caribé
Graduado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, por onde é pesquisador do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Associado do Intervozes, e representante da sociedade civil no Conselho Estadual de Comunicação da Bahia, Caribé carrega em si atuação na luta anti-racista.

Mais informações falar com Jessé Barbosa
jesse@comradio.com.br

Fonte: www.comradio.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário