quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Carta Aberta ABD/SE sobre o Edital Cine Mais Cultura


Cineclubistas e todos do audiovisual, 

Nós, sergipanos, aqui representados pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, secção Sergipe, ABD-SE, cansados do descaso em relação a implementação do edital Cine Mais Cultura, lançado no dia 02 de junho de 2010,exigimos ao Ministério da Cultura um cronograma de oficinas e entrega de equipamentos, a ser comunicado até o dia 31 de Janeiro de 2012. Essa realidade de Sergipe não está distante do cenário nacional, então em solidariedade a outrosestados e municípios brasileiros, que se encontram na mesma situação, estendemos a exigência do cronograma para Canoas (RS), Paraíba, Maranhão, São Luís (MA), Piauí, Lauro de Freitas (BA), Nilópolis (RJ), Bento Gonçalves (RS), Parobé (RS), João Pessoa (PB), Taquara (RS), São Leopoldo (RS), Capão da Canoa (RS), também contemplados conforme http://mais.cultura.gov.br/category/editais/inscricoes-encerradas/ .



Estamos sendo impedidos de ter no nosso horizonte uma perspectiva melhor para vida humana, um combate efetivo à miséria cultural, às relações injustas e dispares com relação ao acesso à informação e formação. O movimento da sociedade civil organizada exige respeito,acreditarmos no compromisso com a MUDANÇA. Em Sergipe, onze instituições acreditaram no Edital, apresentaram documentos e projeto técnico conforme exigidos, foram contemplados na Seleção Pública de Propostas de Parcerias no âmbito do Programa Mais Cultura na ação Cine Mais Cultura e, após quase dois anos, encontram-se diante de uma postura de INDIFERENÇA. A Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, questionada em lista aberta, criada para facilitar o diálogo entre poder público e sociedade civil, se quer resposta de andamento do processo do Edital Cine Mais Cultura oferece aos interessados.

Queremos respeito, transparência e ação efetiva. Jamais imaginamos que a eleição de Dilma para presidência do Brasil, emperrasse a continuidade do processo democratizante de acesso à cultura, pautado por demandas historicamente reprimidas.   

Essa luta é de todos. Compartilhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário