domingo, 8 de janeiro de 2012

Documentários sobre a época da Ditadura militar no Brasil. Assista, não vamos esquecer jamais.

Um clipe com fotos da ditadura militar e outras manifestações populares, o que foi esquecido ultimamente...
Uma mistura da voz de ex-presos políticos com as imagens do Memorial da Resistência. O prédio, localizado próximo à Estação Luz, centro de São Paulo, foi a sede do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS)
Duas décadas já se passaram desde que os ossos foram descobertos, mas o governo ainda não conseguiu identificar as vítimas da Ditadura. Se depender da Justiça Federal, o trabalho terá de ser concluído em seis meses.
Documentário raro que retrata o Grupo dos 70, presos políticos da ditadura militar brasileira que foram libertados, narram e demonstram detalhes da tortura e do horror que viveram nos porões do DOPS.
Brasil tem sido governado por uma ditadura militar desde o golpe de 1964
os presos políticos enchem as prisões
janeiro de 1971 os militares brasileiros 70 presos são libertados em troca do embaixador suíço seqüestrado pelo revolucionário subterrâneo
juntos os 70 foram submetidas a voar para Santiago do Chile, onde este filme foi feito

Texto da TV Câmara:

"O vídeo relembra os horrores cometidos durante a ditadura militar, quando milhares de pessoas, contrárias ao regime, morreram ou desapareceram sem deixar pistas. A narrativa cabe aos filhos dos presos políticos, que contam traumas nunca superados. Entre os relatos, alguns fatos são comuns: a incerteza quanto ao nome verdadeiro dos pais, o mundo dividido entre o bem e o mal, o período em que passaram presos e a impossibilidade de compartilhar os acontecimentos com os demais membros da família. Entre os depoimentos, gravados em preto e branco, imagens coloridas da queda do presidente Salvador Allende, no Chile, e das dependências da delegacia de polícia, no bairro paulistano do Tatuapé, onde ficavam presas as famílias dos torturados políticos."

As diretoras Maria Oliveira e Marta Nehring - filhas de guerrilheiros - também dão seus depoimentos.

Documentário sobre a Ditadura militar brasileira

Fonte: site youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário